Em tempos de crise, muitas pessoas que perderam seus empregos, pensam em abrir o próprio negócio e, muitas vezes, optam por investir em uma franquia, motivados pelo desenvolvimento do Franchising, que cresceu 11,2% no primeiro semestre, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Mas será que você possui o perfil para ser franqueado? Existem alguns sinais que podem indicar a falta de qualidades necessárias para cuidar de uma franquia.
Segundo Janete Nagasawa, especialista em educação e guru do Portal Sua Franquia, o primeiro sinal de que o empresário não deve se tornar franqueado é quando ele possui um nível de empreendedorismo muito alto. “O franqueado precisa ser empreendedor, mas quando isso se apresenta de forma muito elevada pode gerar alguns conflitos. O empresário pode não concordar totalmente com o modelo de negócio implantado na rede”.
Já o segundo ponto é justamente um contraponto, ou seja, quando o empresário possui um perfil mais estável e de uma certa acomodação. “Hoje em dia, as franquias buscam parceiros que tenham gosto por desafios e por busca de resultados. As franqueadoras possuem planos de metas e algumas exigem até uma prospecção mais ativa”, explica Janete.
O terceiro sinal é quando a pessoa não gosta de seguir regras ou padrões. “A falta de disciplina neste sentido também pode gerar alguns conflitos”, finaliza Janete.
Confira o vídeo e saiba mais sobre os sinais de que você não tem perfil para ser franqueado:
Minuto do Conhecimento - Sinais de que você não tem perfil para ser franqueado