Início / Notícias / Especial / Mulheres se destacam no Franchising

Mulheres se destacam no Franchising

Mulheres se destacam no Franchising
Sua Franquia Publicado em 16 de Julho de 2015 às, 10h36. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Antes responsáveis apenas pelos cuidados do lar, as mulheres tem protagonizado uma importante mudança no mercado de trabalho mundial. Grande maioria da população, representando 51,4%, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios realizada pelo IBGE, as mulheres ocupam um espaço cada vez maior no mercado e atualmente são responsáveis pelo sustento de 37,3% dos lares. Segundo um levantamento da Fundação Carlos Chagas, entre os anos de 1976 a 2007, as mulheres representaram um acréscimo de 32 milhões de trabalhadoras, desempenhando papéis cada vez mais relevantes no crescimento da população economicamente ativa.

No franchising a presença é ainda mais expressiva. Previsões da Associação Brasileira de Franchising (ABF) dão conta que 48% dos novos franqueados em 2015 deverão ser mulheres. Hoje elas representam 42% do número total de franqueados no país, no setor que prevê faturamento de R$ 136,9 bilhões de reais até dezembro. A entidade aponta que no Brasil existem mais de 56 mil mulheres operando franquias nos mais diversos setores, que vão desde cuidados estéticos até alimentação.

Elas chegaram para ficar

Decidida a empreender, a empresária Luciana Lehmkuhl buscou o setor de franquias pela segurança que traz uma marca já consolidada no mercado. Depois de diversas pesquisas, a empresária escolheu a Rede Premiatto, franquia inaugurada em Campinas-SP, que oferece comida rápida com qualidade Premium. “Optei por uma franquia na área alimentícia porque o crescimento do setor tem se mantido constante mesmo com o desaceleramento econômico. Este segmento é um dos líderes do mercado e traz segurança ao investidor”, comenta.

Para Beatriz Kuyumjian, a decisão de empreender aliou-se à vontade de gerenciar um serviço inovador, por isso a empresária buscou uma marca que estava iniciando o processo de expansão via franchising. Franqueada da Das Brot, café e padaria que oferece pães e doces Alemães de alta qualidade, fabricados com fermentação natural, e importados diretamente da Alemanha, Beatriz conta que a experiência de participar do processo de desenvolvimento da marca tem sido uma ótima oportunidade. “É uma experiência muito enriquecedora participar desde o início da elaboração de um projeto piloto para desenvolver uma franquia. Nossa loja tem sido um ‘laboratório’ para aprimoramento deste projeto, e estamos sempre buscando inovações” relata. 

De acordo com as empresárias, um dos maiores desafios do dia a dia é realizar uma gestão competente, mantendo os colaboradores motivados e focados nas atividades cotidianas. “Com técnicas de supervisão, planejamento, acompanhamento e constantes treinamentos, nossa prática tem demonstrado que isto é possível” comenta Beatriz. “Mais do que uma gestão competente, o empresário precisa estar atento às mudanças constantes que o mercado sofre e estar preparado para os desafios diários. Apesar do suporte do franqueador, deve-se ter personalidade empresarial”, complementa Luciana.

“As mulheres estão se posicionando profissionalmente e garantindo espaço em vários setores, inclusive na área empresarial. Nossa dica para quem busca um novo negócio é que é necessário ter foco, determinação, gerenciamento do tempo e constante reciclagem. Tenha em mente buscar constantemente a excelência em tudo que fizer, seja no atendimento aos clientes, seja no trato com os seus colaboradores, seja no relacionamento com seus fornecedores. Coloque ‘o coração’ em tudo que buscar”, finalizam. 

Saiba mais: FRANQUIA PREMIATTO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?