Quem está pensando em investir em uma franquia com certeza já percebeu que opção é o que não falta no mercado. Basta dar uma pesquisada na internet para encontrar de todos os ramos de atividade, de hotelaria e turismo até alimentação.
Uma opção que não é tão conhecida, mas que vem tendo forte crescimento é a franquia de serviço.
Foram abertas cerca de 200 novas franquias do setor em todo o Brasil – o que representou mais de 10% do crescimento do franchising no país. A abertura de mais unidades refletiu também no aumento de empregos gerados, chegando a 106 mil pessoas trabalhando nesse setor.
Para o diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi, Germano Leardi Neto, não faltam motivos para justificar o crescimento das franquias de serviços. "Uma hora ou outra, todo mundo precisa lavar o carro, manter a casa arrumada, as roupas limpas ou procurar um imóvel novo. Com as pessoas cada vez mais atarefadas com seu trabalho e formação, elas precisam contratar empresas que auxiliem nessas tarefas", afirma.
Se você ainda não está convencido, veja três motivos para investir em uma franquia de serviços:
1- Diferente de quem vende produto, que podem entrar ou sair de moda, as franquias de serviços sempre vão vender, pois lidam com necessidades e não com desejos. Em outras palavras, sempre haverá demanda. Sendo um franqueado de uma marca conhecida e aceita no mercado, tudo isso fica mais fácil. Você não precisa se preocupar em conquistar clientes e, ainda, recebe apoio de especialistas.
2- Fazer da própria casa o seu escritório é o sonho de muitos empreendedores e está cada vez mais real. Isso mesmo, você acorda, toma café da manhã, escova os dentes, dá cinco passos e pronto: você já chegou ao seu trabalho. Muitos franqueados de serviços têm a possibilidade de administrar a sua franquia de casa, o que diminui os gastos de locação de um ponto comercial. Sem o custo fixo com o aluguel, o empreendedor tem mais fôlego para investir na sua própria empresa, o que melhora a possibilidade de gerar lucros.
3- Além do maquinário, quem opta por uma franquia de serviços não precisa alocar recursos para a compra de produtos (e nem tempo para negociar com o fornecedor). Assim, o empreendedor não fica com capital imobilizado no estoque.
Isso significa, na prática, mais dinheiro na mão de quem abre a franquia de serviços para investir como achar melhor. E isso pode significar melhorar a infraestrutura da empresa, contratar profissionais mais caros ou, simplesmente, melhorar a margem de lucro.