Material educativo também destaca o passo-a-passo para a implantação da ferramenta nas organizações
O setor de franquias no Brasil cresceu 16,2% em 2012 e atingiu o faturamento total de R$ 103 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A distribuição geográfica das mais de 2.426 redes em todos os Estados brasileiros, contudo, ainda é um desafios para as marcas. Uma das soluções que têm ganhado espaço neste setor para superar esse desafio é a adoção de redes sociais corporativas. Os benefícios dessa solução e seu processo de implantação em franquias estão disponíveis no white paper “Redes Sociais Corporativas para Franquias”.
“É perceptível a dificuldade em se criar e manter uma unidade interna, mas as redes sociais corporativas funcionam bem como ferramentas de integração e comunicação”, observa o diretor executivo da SocialBase - empresa catarinense que desenvolve redes sociais corporativas -, Radamés Martini. Segundo o empresário, já é comum que franqueadores invistam em comunicação interna e ferramentas de endomarketing para aprimorar a gestão sobre os negócios e potencializar o crescimento de seus franqueados.
Com o objetivo de orientar empresários de franquias a implantar uma rede social corporativa neste tipo de organização e apresentar seus benefícios, a SocialBase produziu o white paper “Redes Sociais Corporativas para Franquias”. “Esses sistemas podem ser usados para facilitar o diálogo entre franqueador e franqueados, entre os próprios franqueados e dentro das unidades franqueadas. As redes sociais internas geram colaboração, amenizam a distância geográfica existente entre as unidades, incentivam a comunicação interna e podem estimular a produção de ideias inovadoras”, destaca.