A inauguração da expansão do Iguatemi Caxias do Sul já tem data marcada: 28 de abril de 2009. O anúncio foi feito pelo superintendente do Shopping, Julio Duso, durante a entrega das chaves aos futuros lojistas, sendo acompanhado por uma explosão de aplausos, nesta quarta-feira (17 de dezembro). O café da manhã especial também contou com a presença dos empreendedores da BRMalls, da Egecpar, da Maiojama e da Iguatemi Empresa de Shoppings Centers, além dos atuais lojistas e autoridades, entre eles, o prefeito José Ivo Sartori.
Recepcionados pelo talento do cantor norte-americano de blues J. J. Jackson e do pianista Daniel Grajew, os convidados foram surpreendidos com a notícia. “O projeto desta expansão representa a chegada de um novo conceito a Caxias do Sul, assim como há 12 anos significou um divisor de águas no comércio e nos hábitos da região da Serra Gaúcha. Com esse espírito de inovação e modernidade, o Iguatemi inaugura sua expansão daqui há exatos 132 dias”, revelou Duso.
O superintendente também destacou a importância do evento, que marca, simbolicamente, a entrega das chaves aos novos lojistas, uma etapa prevista inicialmente para janeiro e que foi antecipada em um mês. Com a expansão concluída, a população de mais de um milhão de pessoas será presenteada com um empreendimento comercial e de lazer a altura de suas expectativas e com um mix equilibrado, formado por marcas de renome nacional e internacional, que se somarão às já consolidadas lojas do Shopping. “Vamos passar de 110 par 194 lojas. De duas para sete âncoras. De 15 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) para 34 mil metros quadrados que, somados aos Hipermercado Carrefour, totalizará cerca de 50 mil metros quadrados. No estacionamento, serão 2.250 vagas.”
A arquitetura moderna do novo prédio também mereceu espaço e foi apresentada pelo arquiteto Aníbal Coutinho, da CDCA, empresa responsável pelo projeto arquitetônico. Com imagens de empreendimentos do Japão, Emirados Árabes (Dubai), Áustria, China, Inglaterra, Singapura, Holanda, Filipinas, Turquia, entre outros, destacou a tendência de transformar shoppings em cidades, onde os corredores são as ruas e tudo é muito iluminado. “Áreas abertas, de convívio, muita transparência e amplos espaços fazem parte dessa nova proposta”, afirmou. O mesmo conceito deve ser levado para as lojas, permitindo a mesma linguagem nas operações e no Shopping.
A BRMalls relembrou o compromisso assumido com os lojistas, no lançamento da expansão, em novembro de 2007, de para a região um empreendimento arrojado em todos os aspectos, seja na arquitetura, no mix diversificado e nas expectativas. “Nosso planejamento foi completamente mantido, e o resultado será um investimento que fica para sempre.” O prefeito Sartori parabenizou as equipes do Shopping, ratificou a importância do Shopping para a cidade e a região há 12 anos, fato que deve se repetir a partir de 2009.
Convidados acompanham as obras
O evento de entrega das chaves encerrou com visita guiada à obra, que acabou se revelando em mais uma agradável surpresa para os futuros lojistas. Quem passeia pelo Shopping não percebe o intenso ritmo de trabalhos e, enquanto a parte externa mostra uma enorme edificação, o interior revela que o novo espaço começa a ganhar as formas de um shopping center. As lojas com as áreas delimitadas, os corredores definidos e com revestimento, as transparências da cobertura... animaram os lojistas, que já se preparam para dar início às obras nos primeiros dias de janeiro. “Estamos com o projeto em andamento. Foram vários estudos para dar à Serra Gaúcha uma loja a sua altura”, afirmou Eduardo Spunberg, da Coliseu Joalheria. Cidnei e Nádia Pagno, da Hering, ficaram impressionados com o as obras. “Fomos surpreendidos. Não tínhamos idéia de como os trabalhos estavam avançados e da modernidade do projeto. Isso nos estimula ainda mais para começar as obras da nossa loja.”
Parceiro do Shopping desde sua inauguração, há 12 anos, Paulo Piccoli, proprietário do Boticário, acredita que a expansão irá traduzir a consolidação efetiva dos clientes da região. Nessa certeza, muda de área para ampliar sua loja dos atuais 48 metros quadrados para 85 metros quadrados. “Um posicionamento que deve incrementar nossas vendas em 30%”, assegurou. Alex e Shaiane Oliveria, do Burger King, ficaram encantados. “Depois de ver toda essa estrutura, nossa expectativa é a melhor possível. Faremos tudo para estar ao lado do Shopping com esse padrão já conquistado.”
Com as especificações técnicas entregues ao final do encontro, os novos lojistas dão início a uma nova fase à expansão, enquanto o Shopping mantém as obras de infra-estrutura da área comum.