Início / Notícias / Especial / Cresce número de franquias em shopping centers

Cresce número de franquias em shopping centers

Cresce número de franquias em shopping centers
Sua Franquia Publicado em 31 de Dezembro de 2008 às, 21h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

O crescimento dos shoppings pelo Brasil tem impulsionado o aumento das redes de franquias. A previsão é que, neste ano, o setor bata o recorde de inaugurações vistas até hoje no País. Serão 64 novos complexos em operação, segundo o Cadastro de Shopping Center, base de dados do IBOPE Inteligência. Atualmente, no Brasil existem 423 empreendimentos em atividade. Esses centros comerciais oferecem maior visibilidade às marcas, além de  segurança, ações de marketing, climatização, facilidade de estacionamento para os clientes e limpeza. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) estima que as franquias representam de 60% a 70% das ocupações em shoppings. 
 
Apesar dos custos maiores para locação, contar com lojas em shoppings pode ser muito rentável, mas é importante que os franqueados e franqueadores tomem algumas precauções na hora de formalizar o contrato. “Tanto o shopping, como o lojista, tem que estar atentos à existência ou não de demanda por seus produtos ou serviços”, explica a especialista em questões jurídicas para franquias, Marina Bechtejew, da KBM Advogados.
 
Ainda de acordo com a consultora, essa realidade demonstra que os shoppings vêm optando pelas redes de franquias por diversos motivos. Muitas vezes já têm visibilidade no mercado, pois são marcas consolidadas e de prestígio, ou o modelo de negócio já foi testado e comprovado na prática, dispensando qualquer período de maturação. O locatário conta com a experiência, suporte e apoio do franqueador, minimizando, assim, os riscos da operação e diminuindo o risco de inadimplência para os shoppings.

O aumento do poder de compra da população gerou uma grande demanda para o segmento de shoppings, o que possibilita a implantação de projetos até mesmo em locais que antes não eram viáveis, levando as redes de franquias para todo o Brasil. “Buscamos oportunidades no País inteiro, pois existem muitas cidades com crescimento econômico significativo, onde as marcas querem estar”, explica Cesar Garbin, sócio e diretor de operações da 5R Shopping Centers, companhia que anunciou investimentos de R$ 1,8 bilhão para o desenvolvimento de nove empreendimentos no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do País.

Aproximadamente 39% dos shoppings previstos para os próximos anos serão inaugurados em municípios que ainda não possuem nenhum empreendimento com esse perfil, de acordo com o IBOPE Inteligência. Esse crescimento representa também uma grande oportunidade para o setor de franquias, que faturou R$ 103 bilhões no ano passado, e que verificou o crescimento do número de unidades ou pontos, que passou de 93.098, em 2011, para 104.543 em 2012, segundo a ABF.

:: Curso Online: Como escolher o ponto comercial?

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?