Mesmo com a crise, o setor de franquias tem espaço para crescer, sobretudo no interior, segundo Ricardo Bomeny, diretor-presidente eleito da ABF (Associação Brasileira de Franchising) para o biênio 2009/2010 e CEO da holding BFFC.
Ele prevê crescimento de 12% a 13% no faturamento do setor em 2009 e de 5% a 6% no número de unidades franqueadas. Neste ano, deverá ser computado aumento de 17% no faturamento das franquias.
De acordo com Bomeny, pode haver uma pequena desaceleração no consumo, mas a procura pelo modelo de franchising não deve sofrer alteração.
"Quem tinha dinheiro investido em ações perdeu, e fundos tradicionais não têm mais tanto resultado. [Esse investidor] pode colocar parte do capital em uma atividade produtiva. O setor de franchising acolhe porque tem risco pequeno", avalia.
Na próxima gestão da diretoria da ABF, as prioridades serão a continuidade da internacionalização das marcas e a capacitação, por meio de eventos e cursos.
Estão no foco também o aumento da representatividade do setor com o governo e a cooperação com shopping centers e com associações dos centros de compras.