Início / Notícias / Especial / ABF e Provar/FIA divulgam o desempenho do setor de franquia no terceiro trimestre de 2008

ABF e Provar/FIA divulgam o desempenho do setor de franquia no terceiro trimestre de 2008

O crescimento apurado foi de 21,6% entre os meses de julho e setembro

ABF e Provar/FIA divulgam o desempenho do setor de franquia no terceiro trimestre de 2008
Sua Franquia Publicado em 14 de Novembro de 2008 às, 20h56. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar os resultados da pesquisa sobre o desempenho do setor de franquia no terceiro trimestre de 2008 e a expectativa de expansão para o último trimestre        do ano. Realizada em parceria com o Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Felisoni & Associados, a pesquisa avaliou os resultados a partir de uma amostra de 46 redes de franquias.

Consolidam a amostra os seguintes ramos de atividade: Alimentação; Bebidas, cafés, doces e salgados; Beleza, saúde e produtos naturais, Comunicação, informática e eletrônicos; Construção e imobiliárias; Cosméticos e perfumaria; Educação e treinamento; Escolas de idiomas; Fotografia, gráficas e sinalização; Limpeza e conservação; Móveis, decoração e presentes; Negócios, serviços e conveniência; Serviços automotivos; e Vestuário.

Do total da amostra de redes participantes da pesquisa, 29% são do segmento de alimentação; 11% de vestuário; os segmentos de Comunicação, informática e eletrônicos; Educação e treinamento; Serviços automotivos e outros respondem por 7% cada, e 32% representam os demais segmentos da amostra.

Para o terceiro trimestre de 2008, foi apurado crescimento de 21,6% no faturamento das redes que compõem a pesquisa comparado ao mesmo trimestre de 2007. Os dados projetados para o quarto trimestre do ano, também, são positivos com expectativa de elevação de 22,9% sobre o último trimestre do ano passado.

Considerando o faturamento acumulado no período de janeiro a setembro de 2008, o estudo apurou um crescimento de 23,9%, comparativamente a 2007.  A projeção para a evolução do faturamento acumulado de janeiro a dezembro deste ano é de 23,6% sobre o mesmo período do ano passado.

Nesta edição 5.194 lojas estão representadas, das quais 93% são unidades franqueadas. A pesquisa aponta, ainda, que na composição da amostra a participação das lojas próprias diverge entre os segmentos, sendo maior para Vestuário e Serviços automotivos com 19% cada e Alimentação com 12%.

A projeção para o 4º trimestre de 2008 sinaliza um crescimento médio de 4,77% na expansão do número de lojas, comparativamente ao trimestre anterior.

Dos segmentos presentes na pesquisa, Alimentação, com maior número de empresas se destaca na participação de lojas com 16% do total. Em seguida, aparece Vestuário com 8%; Bebidas, cafés, doces e salgados conta com 5%; Educação e treinamento com 4% e Serviços automotivos com 3%. Os demais segmentos respondem por 64%.

Para o período em análise foi possível a consolidação dos resultados para os segmentos de Alimentação e Vestuário, que nesta edição contaram com o maior número de empresas.

A expectativa de crescimento, para o quatro trimestre, no número de lojas do setor de Alimentação é de 7%. Com relação ao faturamento, a projeção para este segmento é de elevação de 16,5% no último trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2007.

Já as redes do setor de Vestuário manifestaram uma expectativa de crescimento no número de lojas de 11,4% para o quarto trimestre de 2008. As empresas deste segmento, que participaram da amostra, apresentaram taxas de crescimento elevadas para o faturamento de suas redes, quando comparadas ao terceiro e quarto trimestres de 2007. Registraram um faturamento de 24,6% de julho a setembro/2008 sobre o mesmo período de 2007. Já para o quarto trimestre a amostra revelou que a variação no faturamento deverá ficar em torno de 19,2% se comparado ao mesmo período de 2007.

Para os demais segmentos, a amostra registrou uma expectativa de variação de 3,6% no número de lojas para o quarto trimestre do ano. No que se refere ao faturamento, a pesquisa apontou um aumento de 21,9% entre os meses de julho e setembro 2008 sobre o mesmo trimestre de 2007. A expectativa de faturamento para o último trimestre de 2008 é de 24,4% sobre o mesmo período de 2007.

Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, a pesquisa comprova que o setor de franchising é um dos que mais crescem na economia brasileira. “Para este ano, a previsão inicial era de aumentar o faturamento em 15%, mas estamos revendo este crescimento para cerca de 17%”, explica o executivo.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?