A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Associação Franquias Solidária (AFRAS) acabam de anunciar os vencedores do primeiro Prêmio ABF-AFRAS Destaque em Responsabilidade Social, que tem por objetivo reconhecer, divulgar e estimular os franqueadores e franqueados associados na realização de ações sociais.
O prêmio foi conferido para Franqueado e Franqueador. A categoria Franqueador foi dividida em Pleno, para marcas com três anos de atividade e com 10 ou mais franqueados, Sênior para marcas com cinco anos e com 30 ou mais franqueados e Master, para marcas com 10 anos e mais de 60 franqueados.
Nesta primeira edição, o prêmio recebeu a inscrição de 30 projetos, que foram avaliados por uma comissão julgadora composta por importantes associações ligadas ao terceiro setor como a Fundação Abrinq, Instituto ADVB, Instituto Primeiro Plano, Instituto Votorantim,Great Place to Work e World Childhood Foundation, entre outras.
“Este prêmio mostra que os empresários do nosso setor estão cada vez mais envolvidos com as questões sociais do País e dispostos a fazerem sua parte para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e do meio ambiente”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
Os vencedores na categoria Franqueado foram:
1º Lugar – Jorge Aguirre – da Pizza Hut com o Programa AtivIdade, que visa a integração social e o desenvolvimento técnico-profissional da 3ª idade em São Paulo.
2º Lugar – Janne Souberbronn Muniz, do O Boticário com o Projeto Recicla 3 Rios, que faz a reciclagem e reutilização de lixo gerando 22 postos de trabalho diretos para catadores de papel e 14 postos indiretos que envolvem outros materiais recicláveis e conservação do meio ambiente através de campanha de coleta de pilhas e baterias.
3º Lugar – Wellington Alves Martins, da Bit Company com o Projeto Bit Social, que tem como objetivo capacitar deficientes, visando inclusão no mercado de trabalho, amparar crianças de 5 a 7 anos até que ingressem na faculdade, formar redes de empresas e profissionais liberais voluntários, incentivar e coordenar o trabalho de Voluntariado Jovem, empenhando esforços para inclusão no mercado de trabalho.
Na Categoria Franqueador Máster os vencedores foram:
1º Lugar – O Boticário - “Programa de Responsabilidade Social para franquias do Boticário”, que dissemina para a rede práticas socialmente responsáveis, capacitando os franqueados para aplicação correta dos indicadores e processos de responsabilidade social.
2º Lugar – Yázigi Internexus – “Cidadãos do Mundo”, um projeto que dá a oportunidade de cidadania oferecendo inglês a crianças, jovens e adultos de comunidades de baixa renda. Atualmente são 55 projetos instalados em 37 municípios brasileiros. São Cerca de 3.350 alunos atendidos e no ano de 2006 foram emitidos 417 certificados de conclusão de cursos nos diversos projetos do Brasil.
3º Lugar – Drogarias Farmais – “Criança Ajuda Criança”, um projeto que incentiva crianças a doarem brinquedos a crianças carentes com arrecadação nos pontos de venda.
Na categoria Franqueador Sênior os vencedores foram:
1º Lugar – Café do Ponto - “Safra Social"", um projeto que presta ampla assistência aos pequenos produtores, capacitando-os a aumentar a produtividade de sua lavoura.
2º Lugar – Astral – “ONG Alto Astral”, projeto que leva informação de Educação Ambiental à população (colégios, universidades, comunidades, praças públicas e parques) através do ECOMÓVEL, uma carreta com exposição itinerante.
3º Lugar – Morana – “Charme das Estrelas”, neste projeto peças assinadas por 10 estrelas são vendidas em lojas de todo Brasil e 10% do valor arrecadado são doados para Fundação Ação Criança.
E finalmente, a categoria Franqueador Pleno que teve como vencedora a rede Camarão & Cia – com o projeto “Instituto Descobrindo Talentos”, que tem como objetivo educar crianças, alfabetizar adultos, viabilizar a empregabilidade de jovens e adultos através de cursos profissionalizantes, promover a educação e ações que visem a sustentabilidade do meio ambiente e cidadania e promover ações comunitárias.