Notícias / Escolas de idiomas / 5 passos de como manter a cultura da empresa durante o Home Office para franqueados e funcionários

5 passos de como manter a cultura da empresa durante o Home Office para franqueados e funcionários

38,6% dos líderes de empresas acreditam que a transformação do trabalho remoto se dará pela flexibilidade

Compartilhe:   

Após mais de um ano de idas e vindas do isolamento social, muitas empresas encontram hoje mais dificuldades em manter os profissionais motivados, estabelecer métricas de progresso com base na entrega de resultados e não nas horas trabalhadas, além de conectar os colaboradores e franqueados na cultura organizacional.

De acordo com o "Manual da cultura corporativa para o líder", da Harvard Business Review, a cultura organizacional molda atitudes e comportamentos de amplo espectro e de forma duradoura. As normas culturais definem o que é encorajado, desencorajado, aceito ou rejeitado dentro do grupo.

Para Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas , a cultura em uma empresa é a expressão dos integrantes do time. "A cultura é muito sobre expressão e como um grupo de pessoas se expressam. Por ser expressão, ela é natural e não pode ser forçada. Não pode ser imposta, mas influenciada. Buscamos levar isso aos nossos franqueados e colaboradores através da escuta ativa, e temos visto isso funcionar", afirma.

Segundo a pesquisa da plataforma Workana, 89,3% dos funcionários consideraram a comunicação das empresas excelente, boa ou muito boa. Mas, para que o funcionário esteja alinhado com os objetivos da companhia, mesmo que à distância, para 16,4%, no futuro a comunicação deverá ser mais transparente, e também para 16,4%, os processos e comunicações devem ser online, e estar ou não no escritório não fará diferença.

Pensando nisso, Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas, juntou seu aprendizado durante a pandemia e pensou em 5 dicas para inserir a cultura da empresa e motivar os colaboradores e franqueados.

  • Escuta ativa

Em muitas das vezes, neste último ano, recebi ligações e mensagens dos franqueados e de colaboradores. As pessoas se sentem desmotivadas com a distância. Manter-se presente e escutar as dores, foi fundamental para nos mantermos unidos. Fizemos muitas reuniões, happy hours, cafés da manhãs virtuais, mensagens motivacionais, tudo para que as pessoas se sintam acolhidas e motivadas.

  • Flexibilização

Há uma tendência nos negócios, sobre a valorização do trabalho maior do que a escala de trabalho. Em algumas áreas, conseguimos aplicar o conceito, para que os funcionários adaptem suas rotinas junto ao trabalho. Medindo o sucesso pelo resultado final e não pelo tempo. Com isso, buscamos uma autonomia maior dos franqueados, que neste momento desafiador testaram inúmeras formas de melhorar os métodos, e quando nós franqueadora vimos os resultados, o franqueado compartilhava com a rede. Esse ensinamento mútuo só foi possível graças à cultura da empresa ser flexível.

  • Conexão e estrutura

Manter formas adequadas para que os profissionais trabalhem é o norte do home office. Alguns dos nossos professores em home office, contaram com a Minds para aprimorarem seus recursos e darem aulas melhores. Temos escolas em todos os estados do país e por isso, entendemos que há diversas realidades que nossos franqueados e colaboradores enfrentam. Por isso, é importante que a cultura da empresa forneça essa conexão e estrutura.

  • Valorização dos profissionais e cuidado

Antes, já tínhamos em nossa cultura a valorização dos nossos profissionais com metas e planos de carreira. Agora, esta valorização se tornou essencial para manter nossos franqueados e colaboradores motivados, com metas palpáveis buscando um equilíbrio profissional e pessoal. Precisamos dar metas, mas também precisamos cuidar para que este profissional não desenvolva uma crise de burnout.

  • Inovação e renovação diária

Estar em contato diário e renovar processos e procedimentos, é fundamental. Mas dar voz aos nossos colaboradores e franqueados permitiu uma maior aderência com a cultura da empresa. Nossa rede "veste a camisa" e está junto! Esse pensamento é fundamental para contagiar todas as pessoas. Investimos em endomarketing e uma comunicação assertiva para chegar além da empresa.

Aproveite o dia do trabalhador e vire o seu próprio patrão. Isenção de royalties em 2021. Acesse aqui para saber mais!

 

Sobre a Minds Idiomas

Com 13 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com 72 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas.

 

Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando aqui

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por sementos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?