Notícias / Escolas de idiomas / 5 passos para faturar 30 mil reais por mês com uma franquia em 2020

5 passos para faturar 30 mil reais por mês com uma franquia em 2020

Leiza Oliveira, consultora de franquias da Minds Idiomas, separou os passos para adotar na operação e escolha de uma franquia

Compartilhe:   

Cada franquia tem a sua rentabilidade, segmento, estado, sede, suporte/treinamento, tempo necessário de trabalho do franqueado para operá-la, entre outras particularidades. Em 2019, o índice de Confiança Empresarial subiu e com a melhora do quadro econômico nacional com juros consistentemente baixos, inflação sob controle, e medidas de liberalização econômica, aumentou a procura por investidores e novos empreendedores por franquias. Em números: A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou a prévia do aumento do número de unidades em operação no Brasil - Expansão de 5,1%- a entidade ainda projeta um crescimento do setor de 8% neste ano.

O setor do franchising registra um faturamento anual de R$ 186 bilhões e a expectativa é que tenha um crescimento nominal nesta receita de 6,9% em 2019, segundo a ABF. Diante dos ganhos oriundos das franquias e das opções de franqueadoras sólidas no país que já testaram e aprovaram os seus negócios, os brasileiros estão estudando e aplicando mais os seus aportes em franquias.

" Com os 20 anos de experiência em franquias acredito que estamos na melhor fase para esse tipo de negócio. Isso porque o sistema entendeu que os modelos de negócio devem ser adequados a realidade do país. Novos formatos surgiram que cabem no bolso do candidato e mais do que isso, as franqueadoras compreenderam que devem aceitar franqueados que tenham a ver com a marca, valores, causas e principalmente o seu segmento", evidencia Leiza Oliveira, CEO da rede de franquias de educação Minds Idiomas e consultora de franquias.

De acordo com o estudo divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) ,em Janeiro de 2020, sobre as 50 Maiores Franquias do Brasil, o percentual de lojas tradicionais (modelos tradicionais) de franquias diminuiu de 88% para 85% em 2019. Já outros formatos como quiosques, metragens menores, unidades móveis passaram de 12% para 15%.

Seja você um novo empreendedor que quer investir em uma franquia em 2020 e/ou um fraqueado que quer melhorar a gestão do seu negócio e faturar 30 mil mensais, Leiza Oliveira, da Minds Idiomas e consultora de franquias, separou 5 passos para adotar na sua operação ou escolha de franquia:

 

1 -  Opte por uma franquia atemporal e sem sazonalidade

São 2.900 marcas existentes e 1.400 associadas a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ou seja, a quantidade de franquias disponíveis pode levar a confusão na escolha. Faça uma planilha das franquias que não ofereçam sazonalidade como dependência do clima, determinados períodos do ano para operar, e etc. Ter uma franquia atemporal e que possa oferecer o produto/serviço, em qualquer época do ano, é um diferencial para quem opera.

 

2 -  Cuidado com a "prisão" do seu tempo dedicado ao negócio

Ou seja, estude bem quanto tempo diariamente a franquia exigirá de você para ser gerida. Se é necessário a sua presença no negócio frequentemente, quantas horas são necessárias aos finais de semana, se é possível eleger gerentes para as funções administrativas, comerciais, e etc. Há segmentos que exige mais do que os outros por isso estude bem cada um deles. 

 

3 - Escolha uma franquia com um segmento que tenha a ver com você e com maturidade

É fato que a margem de lucro é algo relevante para optar por um negócio, porém não deve ser o único fator de decisão. Ter qualidade de vida e gostar do se pretende trabalhar são pilares para conseguir fazer uma boa gestão e concomitantemente ter lucro na sua operação. Por isso, eleja uma franquia que vá ao encontro dos seus valores. Há diversos segmentos como educação, bem-estar, construção, entre outros. Aqui vale a dica anterior- pesquisa no link do portal do franchising. Outro ponto importante é maturidade, segundo a ABF as franquias que tem mais de 10 anos no mercado lideram nas 50 Maiores Franquias do Brasil e são mais escolhidas.

 

4 -  Cheque a taxa de rentabilidade da franquia no seu Raio-x e/ou ficha técnica

 

Todas as franquias têm o seu próprio raio - x, ou seja todas as especificações como margem de lucro, quantidade de funcionários para operá-la, taxas, e etc. Nessa ficha consta inclusive o modelo do negócio, ou seja se tem uma metragem menor, se é do modelo tradicional e o mais importante o valor total necessário para se ter a sua franquia. A Minds English School, por exemplo, apresenta de 20 a 25% de rentabilidade, e tem 3 modelos de negócio - P, M e G - que se adequa ao tamanho da cidade, menor/ maior quantidade de colaboradores, menor/maior metragem, entre outros. Pesquisar é a chave para escolher a sua franquia.

 

5 - Estude as melhores regiões para começar a sua franquia

Seja você um novo franqueado e/ou um franqueado que quer optar pela aquisição de mais uma unidade atente-se para a região que pretende operar o seu negócio. O Centro - Oeste e o Norte, por exemplo, apresentam-se como ótimos polos para se investir em uma franquia. Isso porque ocupam a 4ª e 5ª posição, respectivamente, em unidades por região. O estudo é da ABF que divulgou a distribuição geográfica de unidades por região em que Sudeste responde por 53,6%, Sul 16,6%, Nordeste 16,4%, Centro Oeste 8,3% e Norte 5%. Logo, as duas últimas tem grandes potenciais para investimento.

 

Sobre a Minds Idiomas

Com 12 anos de existência o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia alinhada ao olho no olho. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi à primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com professores especialistas na captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem a consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Por isso, utiliza de psicologia no ensino com técnicas como Meditação e Mindfulness, além de Gameficação, Quadrinhos, Board Games e muito mais. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses.

Encontre a melhor franquia para você: Franquias de Escolas de idiomas

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?