Escola de idiomas seleciona franqueados para a primeira rede de franquias especializada no ensino do Espanhol: Hispania, escola com quase 30 anos de experiência no ensino do espanhol em São Paulo, decidiu investir num programa de franquias inédito
Apenas 0,3% da população brasileira sabe se comunicar bem em espanhol. É o que diz o levantamento feito pelo Instituto Cervantes em 2016, juntando dados de todos os países do mundo. Segundo essa pesquisa, grande parte desse número inclui espanhóis e latino-americanos que moram no Brasil. Considerando apenas os brasileiros que falam a língua espanhola com competência, o número não passa de 100 mil pessoas.
Diante dessa realidade, a Hispania, escola com quase 30 anos de experiência no ensino do espanhol em São Paulo, decidiu investir num programa de franquias inédito. A ideia é implantar, por meio de franqueados, escolas de espanhol por todo o Brasil.
Para isso, a Hispania se vale de um bem-sucedido método exclusivo de ensino do espanhol, o primeiro no Brasil voltado para brasileiros. Segundo a criadora da metodologia, María Eulalia Alzueta de Bartaburu, o curso destaca as semelhanças e as diferenças entre o espanhol e o português, o que aumenta a rapidez e a eficiência na hora de aprender o novo idioma.
"É um grande engano pensar que o espanhol, por ser muito parecido com o português, não precisa de estudo", explica Maria Eulalia. "As diferenças entre as duas línguas são grandes o bastante para que haja muitas falhas na comunicação. É por isso que o chamado portunhol vem perdendo espaço rapidamente nas empresas" Ela avalia que, neste momento de crise no país, o espanhol falado corretamente será um diferencial no mercado de trabalho.
Maria Eulalia também destaca a facilidade de implantação do modelo Hispania de franquia, uma vez que envolve uma estrutura física enxuta e baixo custo operacional. Além disso, a escola oferece dois modelos de franquia aos empreendedores interessados. Além do formato convencional de uma escola de idiomas, a Hispania desenvolveu o denominado ´Escritório´ que, dispensa a necessidade de salas de aula: os cursos são ministrados nas empresas ou via online, por meio de um curso inovador que reproduz o ambiente da sala de aula de forma virtual, com a presença em tempo real do professor.
"O investimento para esse modelo de franquia é muito menor, já que basta um pequeno escritório para administrar a rede de professores", explica Omar Bartaburu, sócio da Hispania. Ele acrescenta que o franqueado pode começar com o modelo ´Escritório´ e depois ampliar o investimento, passando para o modelo ´Escola´, modalidade que opera no sistema convencional de uma escola de línguas, com salas de aula e professores internos, assim como externos e online. O mais importante é que ao passar de um modelo para o outro, isso não acarreta novos custos em relação à taxa de Franquia, só o investimento em instalações maiores.
Maria Eulalia cita os importantes contratos de parceria já assinados com grandes empresas. "Isso beneficia o franqueado, pois ele terá uma carteira de clientes já estabelecida, pronta para dar continuidade à parceria em outras cidades."