Após atuar 22 anos como coordenador em uma empresa do segmento de navegação, José Ricardo Pereira dos Santos tomou uma importante decisão - saiu do emprego, pois um de seus objetivos era empreender. Depois de negociar com os chefes e conseguir receber o dinheiro da rescisão, transformou o capital em uma oportunidade para investir em seu próprio negócio. O próximo passo foi ingressar no segmento de franchising, ao se tornar franqueado da Yes!, rede de escolas de idiomas que conta com 152 unidades espalhadas pelo país.
Hoje, o empreendedor José Ricardo está à frente da primeira unidade sob sua gestão e a quinta da rede no Espírito Santo, que será inaugurada hoje, no município da Serra. O franqueado conheceu a marca por meio da namorada, professora e estudante da Yes! que a recomendou graças ao atendimento, suporte e comprometimento que recebia dos funcionários da escola.
“Procurei a franqueadora, fiz parte de todo processo de avaliação e me tornei um franqueado da rede. Optei pelo segmento de escolas de idiomas, pois em um momento de crise, as pessoas tendem a procurar qualificação para se recolocar no mercado de trabalho. Posso garantir que já me sinto realizado em ter meu próprio negócio”, diz Santos.
Antes mesmo de inaugurar, a unidade de José Ricardo já conta com 50 alunos matriculados. “Realizamos o desenvolvimento de um trabalho de captação de novos alunos com todos os franqueados que ingressam na rede. Dessa forma, as escolas já inauguram com turmas formadas, professores contratados e salas de aula em pleno funcionamento”, explica a gerente de expansão, Clarice Caliman.
O investimento inicial para abrir uma unidade da Yes! é a partir R$ 100 mil e o lucro médio aproximado é de 30% sobre o faturamento, com prazo de retorno que varia entre 18 e 24 meses. Entre os benefícios, a rede oferece isenção do pagamento das taxas de royalties e publicidade. A marca pretende fechar o ano com 180 escolas em operação, em diferentes estados brasileiros.
VEJA OUTRAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE ESCOLAS DE IDIOMAS