A Hispania Línguas Latinas, escola especializada no ensino de espanhol criada há 27 anos em São Paulo, busca a expansão da marca selecionando franqueados na região Sudeste para a primeira rede de escolas dedicadas ao ensino da língua espanhola no Brasil. A Hispania já está presente em Salvador, na Bahia há três anos, onde tem tido uma resposta muito positiva dos alunos.
Segundo María Eulalia Alzueta de Bartaburu, uma das proprietárias da Hispania, o foco da escola desde sua fundação, em 1988, tem sido a rapidez e a eficiência na hora de ensinar o espanhol aos alunos. Para isso, María Eulalia criou o Curso Dinámico de Español, o primeiro método no país voltado para brasileiros, onde se destacam as semelhanças e as diferenças entre a língua espanhola e o português. "As duas línguas não são tão parecidas quanto se pensa. As diferenças são significativas o bastante para que haja muitas falhas na comunicação. É por isso que o chamado portunhol vem perdendo espaço nas empresas", explica María Eulalia.
Ela também aponta o enorme crescimento desse mercado no Brasil e no mundo: hoje mais de 500 milhões de pessoas ao redor do globo se comunicam em espanhol. "É a segunda língua mais falada no mundo dos negócios". Isso, segundo ela, é um dado importante principalmente no Brasil, onde tem havido uma aproximação cada vez maior do número de parcerias entre empresas brasileiras e latino-americanas.
Diante disso, a Hispania decidiu lançar este ano seu sistema de franquias - um modelo inédito no Brasil, já que se trata da primeira rede de escolas de idiomas especializada no ensino do espanhol. Na maioria dos casos, as escolas franqueadas se dedicam ao ensino de inglês e espanhol. Isso, segundo María Eulalia, não dá à língua espanhola a merecida atenção, uma vez que as escolas preferem concentrar os esforços no inglês. No caso da Hispania, todas as aulas são dadas em espanhol - sejam elas presenciais, na empresa ou ainda à distância, outra inovação que a escola paulistana também pretende levar às franqueadas.