Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de educação tem sido um dos mais bem-sucedidos em 2015, em termos de faturamento. Isso se deve, em parte, ao bom desempenho das franquias de escolas de idiomas no país, cujo crescimento esperado para este ano é de 9%. É nesse cenário que a Hispania, escola criada há 27 anos em São Paulo, começa a buscar os primeiros franqueados daquela que será a primeira rede de escolas especializadas no ensino de espanhol no Brasil.
A língua espanhola, hoje falada por mais de 500 milhões de pessoas no mundo, tem sido o foco da Hispania desde sua fundação, em 1988. Ao invés de seguir o modelo tradicional de outras escolas de idiomas, que também oferecem o inglês, a Hispania optou por se especializar no ensino do espanhol. Para isso, a escola criou um método exclusivo, o Curso Dinámico do Español, o primeiro no país voltado para brasileiros. Segundo a criadora da metodologia, María Eulalia Alzueta de Bartaburu, o curso destaca as semelhanças e as diferenças entre o espanhol e o português, o que aumenta a rapidez e a eficiência na hora de aprender o novo idioma. "É um grande engano pensar que o espanhol, por ser muito parecido com o português, não precisa de estudo", explica Maria Eulalia. "As diferenças entre as duas línguas são significativas o bastante para que haja muitas falhas na comunicação. É por isso que o chamado portunhol vem perdendo espaço nas empresas."
María Eulalia conta que mais de 10 mil alunos já aprenderam espanhol com o método Hispania nessas três décadas de atuação, não só na sede em São Paulo como também em escolas associadas em cidades como Curitiba e Salvador. Diante do sucesso, ela e seu sócio, Omar Humberto Bartaburu Miggones, decidiram expandir o modelo da Hispania para outras cidades do Brasil, por meio de um sistema de franquias inédito. "Temos tido uma excelente resposta dos alunos na Bahia, onde o método foi implantado há três anos", afirma Omar. Graças a um contrato de exclusividade, esse é o único estado, junto com Sergipe, que não está aberto para franquias no momento.
Omar destaca também a facilidade de implantação do modelo Hispania de franquia, uma vez que envolve uma estrutura física enxuta e baixo custo operacional. Isso porque, além das aulas presenciais na escola, a Hispania também leva seu curso de espanhol às empresas e ainda oferece a possibilidade de aprender o idioma à distância. Segundo Maria Eulalia, tem crescido de maneira surpreendente a procura pelo curso online de espanhol da Hispania, outra das inovações que promete transformar a maneira como se aprende a língua espanhola no Brasil. "Ao contrário da maioria dos cursos de idiomas via internet, em que o aluno assiste a vídeos pré-gravados, nosso curso preserva o ambiente da sala da aula, só que de forma virtual", explica María Eulalia. "O professor está presente o tempo todo, ensinando e acompanhando o aluno em tempo real.”