A chegada do final de ano é o momento propício para um balanço: o ‘saldo’ está positivo? O que deve ser mantido ou mudado no próximo ano? Pensando nisso, Prof. Elvio Peralta, diretor superintendente da Fundação Fisk, que detém a marca PBF, listou algumas dicas para empreendedores manterem o sucesso de sua franquia em 2015. “O final do ano é um ótimo período para entender o trabalho desenvolvido no decorrer dos últimos meses, corrigir o que for necessário e aprimorar o que deu certo para alavancar ainda mais os negócios”, explica o diretor.
Confira as dicas:
Finanças
A área financeira de uma franquia é imprescindível para saber como será o início do ano. Portanto, deve-se verificar como está o caixa e calcular o que poderá ser incluído ou cortado do orçamento. Importante avaliar cada item de acordo com o que pode dar mais lucro ou equilibrar a operação do negócio. Contato com franqueador é fundamental para ver se há algum curso de atualização disponível na área.
Controle dos negócios
A planilha é uma excelente aliada para quem quer começar o ano com tudo em dia. O fluxo de caixa deve estar atualizado com anotações sobre entradas e saídas, estoques de materiais, utensílios e tudo o que é utilizado na rotina de trabalho. Assim, pode-se otimizar tempo e evitar gastos desnecessários.
Parceria
Importante aproveitar o final do ano para retomar o contato com antigos ou novos parceiros: alinhar promoções, descontos e ações de marketing que envolva o cliente. Essa é uma dica muito importante e que deve ser considerada para ajudar a posicionar o negócio no mercado, tornando-o referência entre a comunidade e o comércio da região.
Atendimento
O atendimento é a alma do negócio. Portanto, todos os colaboradores devem estar alinhados com a política da empresa, realizando treinamentos e capacitações para oferecer um excelente atendimento aos clientes. Uma outra forma de entender como anda o atendimento é conversar com cada um dos coordenadores e diretores para saber quais as necessidades de cada departamento e o que pode ser aprimorado.
Planejamento
Fundamental fazer um planejamento, com base em todos os itens acima mencionados e criar estratégias para melhorar atendimento, serviços, parcerias e reduzir custos. Seguir todas as instruções e focar no sucesso.