Trabalhar por conta própria é do desejo de muita gente para 2014. Abrir uma franquia é uma boa opção para quem ainda não sabe o que fazer, pois entre as vantagens está começar um empreendimento usando a força de uma marca já consolidada. Durante entrevista, o economista Robson Brilhante deu dicas de como fazer para se tornar um franqueado e relatou quais as vantagens e desvantagens deste tipo de negócio.
Robson Brilhante iniciou a entrevista falando sobre a diferença entre franqueador e franqueado. Segundo ele, o primeiro trata-se do proprietário da marca e o segundo refere-se à pessoa que abre um empreendimento utilizando o nome de uma empresa que já existe no mercado.
O economista afirmou que o primeiro passo para quem deseja se tornar um franqueado é entrar em contato com a administração da franquia desejada e em seguida procurar saber se o negócio é viável em sua cidade.
“É preciso conhecer bem o franqueado e saber se trata de uma empresa séria e se a marca justifica o custo. Ler a circular de franquia que é uma lei que estabelece as regras entre franqueador e franqueado é muito importante”, recomendou.
A jornalista Aline Pereira seguiu esta recomendação quando decidiu abriu uma franquia na área de ensino de língua estrangeira na cidade de Parnaíba. No mercado há um ano e quatro meses, ela comemora os primeiros resultados do empreendimento.
“Já contamos com 10 colaboradores e 190 alunos. A escolha por Parnaíba se deu por ser uma cidade turística e a segunda maior cidade do estado do Piauí, além disso, não havia nenhuma escola de idiomas com renome internacional na cidade e dessa forma, abrir a maior franquia de idiomas do mundo era a melhor escolha”, afirmou.
Ainda segundo o economista, o investimento inicial pode variar bastante porque tem marcas onde a pessoa pode iniciar um negócio com um valor de R$ 10 mil. Robson Brilhante também mencionou as vantagens e desvantagem de trabalhar com uma franquia.
“Um dos benefícios para o proprietário da marca é expandir os negócios e dividir os riscos do empreendimento com outras pessoas. Já para o franqueado a vantagem é contar com a orientação de uma pessoa ou marca que já tem uma noção do negócio. Além de ter o direito de usar a marca de empresa que já reconhecida no mercado”, afirmou Robson Brilhante.