O Brasil vem se preparando para dois dos maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo, que acontecerá em 2014, e as Olimpíadas, que ocorrerão em 2016. De olho nesta oportunidade, redes franqueadoras de escolas de idiomas aproveitam para conquistar uma fatia maior de brasileiros, que precisarão se aperfeiçoar para receber atletas e turistas.
De acordo com Carlos Eduardo Pereira, gerente de Expansão da Yes! Idiomas, o mercado de ensino de línguas já está aquecido. “Somente este ano, houve um recorde na captação de alunos. A base de novas matrículas superou 30%”. A Yes! lançará, no segundo semestre de 2012, cursos direcionados para públicos específicos, que precisam se preparar para os grandes eventos: taxistas, recepcionistas, camareiras, seguranças etc. De acordo com Pereira, os cursos serão focados na velocidade e no custo acessível.
Neste mesmo caminho está a Fisk. Na ABF Expo Franchising, a rede apresentou o May I Help You?, curso rápido de inglês com foco no ensino do idioma para profissionais que trabalharão durante a Copa e as Olimpíadas. As aulas serão voltadas para a prática de diálogos que serão vivenciadas durante os eventos.
Segundo Christian Ambros, Diretor da Fundação Fisk, o curso atende uma nova demanda e supre uma carência do mercado de trabalho. “A insuficiência de mão de obra qualificada no mercado interno pode comprometer o aumento da empregabilidade nas diversas áreas ligadas ao setor turístico, como hotelaria, alimentação, entretenimento, transporte de passageiros, vendas, entre outras”, finaliza o executivo.
Expansão
Para atender a esta demanda, as escolas de idiomas projetam grande crescimento para as suas redes. A meta de expansão da Yes! Idiomas visa à abertura de 500 franquias até as Olimpíadas. Hoje, a rede possui 120 unidades em operação, atuando no Brasil e Estados Unidos. Além dos eventos esportivos, a Yes! ainda aposta no bom momento da economia brasileira para crescer “principalmente da classe C, onde se concentra a maioria da população”, disse Pereira. O investimento inicial para abrir uma franquia da Yes! é R$ 69 mil. A rede oferece três modelos de franquias, dependendo da cidade onde a unidade será implantada.
Já a Fisk, que registra 1.000 escolas em funcionamento, sendo 971 franquias, quer abrir mais 50 unidades até o final de 2012. Além do Brasil, a rede atua na Angola, Argentina, Estados Unidos, Japão, Paraguai e Bolívia. O investimento mínimo numa franquia da rede custa R$ 50 mil e ela oferece como diferencial ao futuro franqueado a ausência de taxas de franquia ou royalties.