Início / Notícias / Escolas de idiomas / Escola de idiomas avança em novas franquias

Escola de idiomas avança em novas franquias

Escola de idiomas avança em novas franquias
Sua Franquia Publicado em 25 de Julho de 2011 às, 17h40. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Campinas - A escola de idiomas Excelência International, que iniciou seus trabalhos com uma unidade própria em Campinas no início de 2010, desenvolve um sistema de ensino diferenciado do das demais escolas de idiomas que existem no mercado. A escola desenvolveu um material didático que segue os Alte levels, ou seja, está alinhado com os padrões internacionais de ensino. A Alte (Association of Language Testers in Europe) é um grupo composto por 31 membros que representam 26 línguas ao todo e que tem como objetivo definir quais habilidades comportam os diferentes níveis de fluência que uma pessoa pode ter em uma determinada língua. Este grupo criou o Alte Framework, que cobre seis níveis de proficiência de uma língua e são alinhados com o Common European Framework do Council of Europe, em que cada nível é descrito pelo que os candidatos conseguem fazer.

Ao seguir esses padrões, a Excelência International proporciona a seus estudantes conhecer realmente o nível de proficiência em que se encontram, o que significa que, ao ir para um intercâmbio, por exemplo, ele não sairá daqui em um nível intermediário e entrará no nível básico em outro país. Com uma metodologia que reflete os Alte levels, os cursos oferecidos pela escola permitem que os alunos tenham a oportunidade de treinar a habilidade de acordo com o nível em que se encontram por meio do material próprio confeccionado para o público brasileiro. O diretor da Excelência International, Niels Kokholm Nielsen, acredita que os alunos buscam formas de ensino diferenciadas e atrativas, que lhes agreguem conhecimento e os motivem a aprender um novo idioma, e por esta razão a escola procura ser uma extensão da área de lazer do aluno.
 
"Relevância é a palavra-chave. Para o aluno que tem necessidade imediata de um novo idioma, o que interessa é o que tem aplicação no seu dia a dia", diz. Dentre as opções oferecidas, estão workshops sobre business e situações cotidianas, iPads, eventos temáticos, acampamentos e o Espaço Lumière de cinema, local para estudos e divertimento que pode ser utilizado pelos alunos sem custo adicional e que proporciona a vivência com situações do cotidiano de outra cultura. "Nós temos workshops mensalmente, onde os nossos alunos e convidados fazem palestras em inglês e é assim que os nossos alunos podem experimentar o que foi aprendido na sala de aula", destaca. Os dois últimos workshops realizados trouxeram uma aula de make-up para as mulheres e um campeonato de futebol para os homens. A coordenadora pedagógica Natália Peres Correia acredita que as atividades extraclasse motivam os alunos, além de agregar vocabulário de forma muito mais prática e divertida. Niels Nielsen disse ainda que as turmas não têm mais de 8 alunos e que na unidade existem 20 grupos de idiomas. A Excelência International oferece o ensino de diferentes idiomas, como alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Segundo ele, a escola oferece cursos regulares e paralelamente cursos de Business, nos quais o aluno de nível intermediário pode optar na sequência pelo modelo de Business. Os formatos de curso são: o VIP, na forma individual, o de grupo e o on-line, em que alunos interagem de forma individual ou em grupo através da Internet com alunos da África, da América do Sul e da Europa. "Inglês ainda é o carro-chefe, mas nos últimos 15 anos o mercado brasileiro mudou um pouco. Antigamente a relação entre o inglês e os demais idiomas era de 90% e 10%. Hoje a proporção é de 75% e 25%. A tendência é que este pedaço de bolo dos outros idiomas fique maior, então é interessante trabalhar nesse mercado", comenta.

A Excelência International depois da experiência bem-sucedida de um ano da unidade própria em Campinas, que apresentou crescimento a cada semestre da ordem de 30% a 40%, decidiu expandir a marca através do sistema de franquias. A primeira unidade franqueada foi inaugurada na última terça feira em Valinhos. De acordo com Niels Nielsen, a ideia é de chegar ao final de 2011 com quatro escolas franqueadas que se engajem no perfil da Excelência International. O investimento total com taxa de franquia, capital de giro e equipamento varia de R$ 150 mil para uma escola pequena até R$ 350 mil para uma escola grande. "Eu escolhi o modelo de franquia em função da aceitação no mercado brasileiro. O Brasil há quase 10 anos está dentro dos 5 países com maior aceitação, ou seja, o maior número de marcas conhecidas através de franquia no mundo. Na última estatística o Brasil estava em quarto lugar, após EUA, Canadá e Coreia do Sul", explica. Na avaliação de Niels Nielsen a meta da taxa de crescimento é de 6 a 8 escolas por ano, e Campinas, dentro do planejamento estratégico, comporta 4 a 5 unidades da marca. Entre outubro e novembro será inaugurada a primeira unidade franqueada em Campinas.

"A gente trabalha na região, que conhecemos bem, e em seguida gostaríamos de expandir do interior para São Paulo, onde ainda cabem mais escolas, para crescermos", revela.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?