Há seis anos, a paulista, Christiane Deucher, abriu a primeira franquia da Ciência Divertida no Brasil. Formada em administração de empresas, Christiane trabalhava desde 2005 em uma multinacional no México, quando decidiu começar o próprio negócio no Brasil, com o marido Julio Martínez, que hoje é o diretor da franquia no País. A Fun Science é uma empresa espanhola, líder em atividades científicas interativas para crianças entre 04 e 17 anos. Com mais de 146 franquias em 37 países, alia a educação ao entretenimento infantil, oferecendo diversos espetáculos sobre diversas temáticas sociais, desde 1996.
O casal, que é hoje o máster franqueado da marca no Brasil, foi estimulado pela vontade de ter mais tempo para se dedicar à família e cuidar dos filhos pequenos. Além disso, queriam encontrar uma opção de negócio que pudesse contribuir para a melhoria da sociedade. “Estimular o consumo, como a grande maioria das franquias faz, não fazia parte dos nossos planos. Procuramos por um viés mais social, que nos desse orgulho e fosse realmente relevante para as pessoas”, ressalta Christiane.
Foi quando, depois de muita pesquisa, encontraram a Ciência Divertida, que desenvolve trabalhos com as crianças, abordando temas que colaboram para a formação de cidadãos conscientes e, dessa forma, contribuem para a construção de um futuro melhor.
Desde 2010, ano em que abriram a franquia no País, cerca 700 shows por ano são realizados, em diferentes cidades. Além disso, já subfranquearam outras três unidades no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Os franqueados vendem às escolas, empresas, lojas, festas e eventos, espetáculos interativos que ensinam mais de 100 temáticas diferentes para as crianças, de forma lúdica e divertida. Ciência, Prevenção do Uso de Drogas, Educação no Trânsito, Alimentação Saudável, Sustentabilidade, Cuidado com o Meio Ambiente, Incentivo à Leitura, Bullying, Antitabagismo e Importância da Prática de Esportes são exemplos desses temas.
A marca não é considerada apenas um bom investimento, como possui uma enorme responsabilidade social. “Não é só questão de fazer um teatro. Nós mexemos com o lúdico, levamos mensagens importantes e significativas. Com as crianças conscientizadas, sonhamos e contribuímos para ter um mundo melhor”, finaliza Júlio Martinez.
A rede
Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de uma forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está atualmente presente em 37 países e em mais de 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta da empresa é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Isso criou uma metodologia, exclusiva e original, a qual os cientistas malucos propõem de forma teatralizada, oficinas interativas que divertem as crianças de 4 a 17 anos. Os tópicos destas oficinas de ciências têm aumentado ao longo dos anos, e além de ciência, a Fun Science – Ciência Divertida – aborda temas sociais, de meio ambiente, de saúde e higiene, entre outros.
VEJA OUTRAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE ENTRETENIMENTO E BRINQUEDOS