Início / Notícias / Empreendedorismo Feminino / Boticário e Maturi abrem inscrições para capacitar mulheres 45+ para o mercado de trabalho

Boticário e Maturi abrem inscrições para capacitar mulheres 45+ para o mercado de trabalho

O programa Novos Começos receberá inscrições até o dia 8 de maio

Boticário e Maturi abrem inscrições para capacitar mulheres 45+ para o mercado de trabalho
Isis Brum Publicado em 09 de Abril de 2025 às, 08h00. Atualizado em 09 de Abril de 2025 às, 08h00.

Compartilhe:   

Em parceria com Maturi, consultoria especializada em diversidade, o Boticário lança a segunda edição do programa Novos Começos, que visa capacitar e acelerar profissionalmente mulheres acima de 45 anos. As inscrições estarão abertas até 8 de maio e podem ser feitas no site da Maturi por meio deste link.

O programa é 100% gratuito, composto por carga horária de 20 horas e duração de três meses, com aulas e palestras ministradas por especialistas e profissionais do mercado.

Para essa nova edição, que ocorrerá de maio a agosto, as primeiras 200 mulheres que se inscreverem terão acesso ao conteúdo completo, incluindo as aulas gravadas e os encontros ao vivo. A partir da 201ª inscrita, 2.500 mulheres terão acesso aos workshops e módulos temáticos presentes na plataforma. 

“No Boticário, acreditamos na importância de iniciativas que contribuam para a inserção de mulheres 45+ no mercado, seja por meio da capacitação para a empregabilidade ou pelo fortalecimento de seus empreendimentos. Com o 'Novos Começos', buscamos oferecer ferramentas concretas para fomentar oportunidades e protagonismo profissional”, afirma Renata Gomide, vice-presidente de Marketing do Grupo Boticário.

Economia prateada

Segundo a FGV, a economia prateada ainda enfrenta desafios significativos no mercado de trabalho: 70% das mulheres 45+ relatam dificuldades na recolocação profissional, enquanto 35% ingressam no empreendedorismo por necessidade, sem acesso à capacitação ou a redes de apoio. 

Para as mulheres 50+, os desafios são ainda mais significativos: apenas 1,4% estão em empresas brasileiras, conforme as estimativas do Censo Multissetorial da Gestão Kairós 202).

O Novos Começos nasce como uma forma de reconhecer que o envelhecimento é uma experiência singular e diversa, impactada por diferentes vivências e interseccionalidades. A iniciativa reforça o "Pacto Prateado" e reafirma o compromisso da marca com a inclusão de profissionais 45+, impulsionando mulheres a transformarem desafios em oportunidades no empreendedorismo.

Recolocação profissional

É com base nesses cenários, que o Novos Começos foi estruturado - para oferecer trilhas de aprendizado e potencializar mulheres 45+ para o mundo do trabalho, seja para focar em seu negócio, buscar nova colocação profissional, seja para se destacar em sua carreira atual. 

A parceria com a Maturi amplia o alcance do programa, conectando as participantes a uma rede de especialistas e profissionais voltados à economia prateada (conjunto de atividades econômicas voltadas para atender às necessidades, desejos e demandas da população com mais de 45 anos).

“Nosso objetivo é promover a valorização e o fortalecimento da atuação das mulheres 45+ no mercado. A experiência e a maturidade são ativos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, e iniciativas como essa são essenciais para garantir maior equidade e oportunidades”, complementa Renata

“As mulheres 45+ enfrentam desafios únicos no mercado de trabalho. Embora representem uma força de conhecimento, experiência e resiliência, ainda lidam com preconceitos relacionados à idade e ao gênero. Que privilégio é poder gerar impacto com programas como o 'Novos Começos' em parceria com o Boticário”, afirma Andrea Tenuta, head de Novos Negócios da Maturi.

Movimento #OldToWork 

Como parte do compromisso contínuo com a diversidade etária, o Boticário lançou, em parceria com a agência GUT, o movimento #OldToWork, uma provocação ao mercado sobre a valorização da experiência e competência das mulheres 45+.

Lançada nesta terça-feira, 8, a campanha foi inspirada no selo global #OpenToWork do LinkedIn. O #OldToWork busca transformar essa narrativa para evidenciar que idade não pode ser uma barreira para a empregabilidade e o crescimento profissional.

O movimento começou com Renata Gomide, que incorpora o selo ao seu perfil, engajando lideranças e empresas na reflexão sobre os vieses etários em contratações e no estímulo à inclusão efetiva desse público no mundo corporativo.

Compromisso perene

O Grupo Boticário tem uma área estruturada de Diversidade e Inclusão. A companhia desenvolve iniciativas estratégicas voltadas para cinco dimensões prioritárias: pessoas negras, mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas 45+, com a atribuição de um tema-foco a cada ano. Desde 2020,busca ampliar a visibilidade e a conscientização sobre esses temas.

Em 2024, o foco esteve na diversidade etária, impulsionando iniciativas estratégicas voltadas à inclusão e ao combate ao etarismo. Como parte desse movimento, a companhia lançou o Pacto Prateado, reunindo um conjunto de iniciativas antietaristas para impulsionar pessoas 45+ a continuarem vivendo os seus auges, considerando suas singularidades, vivências e interseccionalidades.

Entre as iniciativas, destaca-se a Trilha Antietarista, uma formação gratuita que promove a conscientização sobre diversidade etária, contando com especialistas como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal. Desde 2022, a parceria com a Maturi tem sido fundamental para avançar de forma intencional e contínua em prol de um ecossistema mais diverso e inclusivo para pessoas 45+, possibilitando a construção e o patrocínio de eventos como o MaturiDay e o MaturiFest, que já capacitaram centenas de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O Grupo Boticário também apoia o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, e lançou em 2022 a primeira edição do programa "Novos Começos", que capacitou mais de duas mil mulheres 45+ em empreendedorismo. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?