Notícias / Empoderamento Feminino / Empreendedorismo Feminino: 6 dicas para ajudar mulheres a abrirem os próprios negócios

Empreendedorismo Feminino: 6 dicas para ajudar mulheres a abrirem os próprios negócios

Para celebrar o Dia do Empreendedorismo Feminino, executiva e arquiteta da ArqExpress, Renata Pocztaruk, sugere estratégias para superar os obstáculos do mercado

Compartilhe:   

Durante a pandemia, muitos brasileiros buscaram no empreendedorismo complementar a renda ou, finalmente, alcançar independência financeira. Diante dessa movimentação, o número de novos negócios no país ganhou força e as mulheres tiveram uma participação significativa nisso - o número de empreendedoras cresceu 40% no período, segundo o Sebrae. Hoje, são mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras no país, o que representa metade do empreendedorismo brasileiro, segundo o Global Entrepreneurship Monitor.

 

Para a arquiteta e CEO da ArqExpress, startup de arquitetura e decoração, Renata Pocztaruk, por mais que os números sejam expressivos, a falta de apoio ao empreendedorismo feminino também é uma realidade e um desafio que elas tendem a enfrentar. "Empreender não é uma tarefa fácil e a falta de apoio ainda é visível no mercado para as mulheres, tornando às vezes mais longo o caminho para o reconhecimento e uma boa colocação no mercado".

 

Renata, conhecida como ‘Rainha da Arquitetura’ por seus milhares de seguidores, é destaque no empreendedorismo feminino, referência no segmento em que atua e vem colecionando importantes resultados com sua startup. Para ajudar outras mulheres a superarem os desafios de empreender, a executiva traz dicas importantes. Confira:

 

A experiência é a chave do negócio: Para abrir um negócio, é preciso saber lidar com aquilo que vai apresentar ao público. Valorize aquilo que sabe fazer e evite arriscar propósitos que não têm nada a ver com o seu conhecimento.

 

Planejar é o início de tudo: A ideia já está na cabeça, mas é preciso saber como executá-la. Organize o orçamento, conheça o mercado e veja se o que oferece vai atender o público que almeja. Outro detalhe: reconheça os pontos positivos do empreendimento e o que precisa ser lapidado.

 

É preciso investir: Para iniciar um empreendimento, é importante ter uma reserva financeira para o aprimoramento pessoal e produto/serviço que será ofertado ao mercado. Esse investimento pode ser direcionado ao espaço do negócio, a capacitações profissionais, entre outras opções.

 

E o networking, está em dia? Ter uma boa rede de contatos oferece aos empreendedores atualizações sobre o segmento de atuação, possibilidades de parcerias e suporte na elaboração de estratégias.

 

Atente-se às novidades: Ser empreendedora é ser uma eterna aprendiz. Esteja antenada nas novidades do mercado. Busque saber mais sobre marketing digital e redes sociais, participe de workshops e não deixe o conhecimento no último plano.

 

Confie no seu potencial: Apesar de ser a última dica, essa é uma das mais importantes. Empreender é uma jornada de altos e baixos. Hoje as vendas podem superar as expectativas, amanhã pode ser diferente. Aprenda com os erros e se orgulhe das vitórias. Confiar no potencial também é um passo importante.

Sobre a ArqExpress:

A ArqExpress é uma plataforma de arquitetura e decoração lançada em 2015 para melhorar o bem-estar e levar conforto ao dia a dia dos brasileiros. Criada por Renata Pocztaruk, chamada por seus seguidores no Instagram de Rainha da Arquitetura, a empresa é o mais inovador escritório de arquitetura do Brasil, entregando projetos de alta qualidade, em tempo recorde e com metodologia inédita. Além disso, a marca é referência no setor de educação e oferece treinamentos e mentorias para estudantes, arquitetos, decoradores e empreendedores, com mais de 50 cursos, 10 livros e quase 100 mil alunos. A empresa conta com escritórios distribuídos em 20 cidades brasileiras e mais de 100 arquitetos parceiros para atender todo o território nacional.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?