Início / Notícias / Eletrônico e Tecnologia / Com três unidades fora do Brasil, Gigatron inicia internacionalização da rede

Com três unidades fora do Brasil, Gigatron inicia internacionalização da rede

Com três unidades fora do Brasil, Gigatron inicia internacionalização da rede
Sua Franquia Publicado em 10 de Fevereiro de 2016 às, 14h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

É comum ao andarmos pelas ruas nos depararmos com marcas famosas, muitas delas internacionais. Essas lojas pertencem a redes de franquias que estão investindo cada vez mais no Brasil. Mas você sabia que cada vez mais o contrário também acontece? Muitas pessoas estão investindo em redes de franquias brasileiras no exterior.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um crescimento de 8,3% em 2015, ou seja, um faturamento de R$139,593 bilhões para o setor. Atualmente existem 3.073 franqueadoras brasileiras, porém, apenas 134 redes de franquias possuem unidades no exterior. A Gigatron Franchising, rede de serviços e tecnologia, faz parte desse pequeno grupo presente em outros países. “Atualmente temos três unidades atuando internacionalmente, uma no Reino Unido, uma em Portugal e na Argentina. Para que uma unidade dê certo em outro país é fundamental entender o mercado local e os hábitos daqueles consumidores”, falou Marcelo Salomão, diretor executivo da rede Gigatron.

De acordo com o diretor da Gigatron, para iniciar o processo de internacionalização é necessário o franqueador ter em mente três coisas. “Inicialmente o produto deve estar pronto para ser utilizado em vários idiomas, deve possuir um modelo de cobrança universal, no nosso caso utilizamos o cartão de crédito, e finalmente é necessário estar devidamente legalizado nos países que irão receber esse produto”, explicou.

Salomão conta ainda que foi graças a um produto específico que a Gigatron Franchising conseguiu entrar no mercado estrangeiro. “No início o que chamou a atenção desses franqueados que residem em outros países foi a modalidade software, com o sistema CAD para calçados, desenvolvido dentro da própria franqueadora. Hoje já temos outros produtos sendo levados para fora do Brasil e a tendência é que isso aconteça com maior frequência”, prospectou o diretor que já traça planos de expansão internacional. “No estágio atual, a captação de franqueados ainda não é ostensiva, ela é baseada em contatos pontuais de negócios, principalmente de empreendedores que descobrem os produtos Gigatron, e que desejam levar essa tecnologia para seus respectivos países”.

Simples? Nem um pouco! Para que essas unidades internacionais entrem em atuação, é necessário que os produtos por ela oferecidos passem por adaptações. “Estamos estabelecendo as regras e procedimentos para franquias internacionais e adaptando nossos produtos pontualmente, para isso somos muito criteriosos na busca por parceiros. Por outro lado, sempre procuramos profissionais com coragem para desbravar novos mercados”, salientou Salomão.

Marcelo destaca que a internacionalização é importante para musculatura do negócio, gerando maior credibilidade e fazendo com que a Gigatron esteja no radar dos grandes investidores.

Gigatron Franchising

Nascida em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, a empresa é considerada uma das maiores fabricantes de software CAD para calçados do mundo. O crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP - impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede soma 84 unidades espalhadas pelo Brasil e 3 no exterior (Portugal, Argentina e Reino Unido).

CONFIRA OUTRAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE INFORMÁTICA E ELETRÔNICA

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?