A Nexar, rede de lojas especializadas em informática, eletrônicos e tecnologia digital, está buscando parceiros em várias cidades do Brasil para ampliar sua atuação em todo o país e manter o crescimento da marca. Atualmente com 14 lojas distribuídas por São Paulo e Grande ABC, sendo oito franqueadas e seis próprias, a Nexar pretende encerrar o ano de 2015 com 24 lojas no país e faturamento de R$ 98 milhões. Mais do que franqueados, a rede busca desenvolvedor de área (DA), empresários com liberdade de atuação em uma determinada área geográfica.
O DA é uma espécie de franqueado privilegiado de uma região, com garantia de ser o único a poder investir naquele território. “Este empresário terá prioridade e domínio na área de atuação estabelecida. Ele terá um plano de expansão definido e um cronograma de implantação de lojas para cumprir. Todas as lojas serão de responsabilidade dele, não podendo subfranquear as unidades planejadas no cronograma”, pontua o diretor de Expansão da Nexar, Airton Joaquim.
Ainda de acordo com o diretor, este formato ajuda a ter uma rede de franqueados mais forte e expandindo junto com a marca. “Dessa forma conseguimos ter menor número de franqueados e maior número de lojas, ter um plano de expansão certo e comprometido para as praças projetadas e otimizar custos com frete oferecendo ao consumidor final um preço competitivo”, explica Airton. O objetivo da empresa é ter 12 DAs até 2017 em lugares como Distrito Federal, Goiânia, Salvador, Recife, Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Luís, Fortaleza, Espírito Santo, Curitiba e Porto Alegre.
Desenvolvedores de área
Segundo Léia Nascimento, responsável pela consultoria que presta serviços de expansão para a Nexar, este formato de expansão já existe há algum tempo, mas é pouco explorado. “O mais tradicional são os masters franqueados locais, porém com poucos casos de sucesso nas redes de franquias que o adotam em razão de falhas graves na transmissão de treinamentos e orientações. O Desenvolvimento de Área é um sistema no qual todos os processos e treinamentos são dados diretamente pelo franqueador, sem repasses”, pontua.
Léia acrescenta que o DA deve ter um perfil empreendedor, dedicado exclusivamente ao negócio, ter capacidade de investimento e deve ser um grande parceiro da franqueadora, um defensor da marca em sua cidade. “Desde que o DA tenha o perfil adequado, possui o investimento necessário e outros quesitos estabelecidos para análise de perfil, os riscos são minimizados. O DA possui um plano claro de expansão e abre uma loja de cada vez, sempre tendo o sucesso comprovado da primeira unidade. Assim, o risco de fechamento de uma loja fica muito menor, até porque o próprio DA terá a experiência das primeiras unidades para aumentar as chances de acerto das demais”, reitera.
Para os empreendedores interessados em abrir uma franquia da Nexar, o investimento mínimo inicial é de R$ 520.000,00, já inclusos o capital de giro, taxa de franquia, estoque e instalações. O retorno do valor investido acontece entre 36 a 48 meses.
O mix de produtos da rede inclui itens como celulares, computadores, tablets, vídeo games, equipamentos para jogos, GPS, entre outros. Ao todo, são quase 1500 itens à disposição dos clientes em cada unidade. Além de comercializar produtos de grandes marcas, a rede também oferece itens de fabricação própria, que abrangem computadores, tablets, pen drives, acessórios para games, entre outros.