A Nexar, rede de lojas especializadas em informática, eletrônicos e tecnologia digital, inicia uma nova fase de expansão da marca, com o plano de chegar até o final de 2015 com 24 lojas e com o faturamento de R$ 98 milhões, representando um aumento de 85%.
A nova fase de expansão acontece após a consolidação das primeiras unidades franqueadas, abertas a partir de 2011, quando a rede optou por expandir pelo sistema de franquias. Hoje, a Nexar conta com 12 unidades distribuídas na cidade e interior de São Paulo e no Grande ABC, sendo seis franqueadas e seis próprias.
“Optamos por expandir com responsabilidade e de forma orgânica. Com o sucesso das nossas franquias tivemos a confiança para continuar crescendo, ampliando o número de parceiros e buscando novas cidades para marcar presença”, explica Airton Joaquim, sócio-diretor da Nexar.
No mercado há 21 anos, a rede é referência em diversidade de produtos e atendimento de qualidade. Os colaboradores da rede são treinados para oferecer um atendimento consultivo, indicando o produto adequado para o perfil de cada cliente. Além disso, a Nexar disponibiliza em suas lojas o serviço de assistência técnica, oferecendo mais facilidade e comodidade para o consumidor, que pode deixar seu produto para manutenção ou reparo em uma rede confiável e em horários flexíveis.
“Conseguimos competir com os grandes magazines e nos destacar da concorrência por oferecermos diferenciais competitivos e produtos de vários segmentos e marcas”, completa o sócio-diretor da Nexar. O mix de produtos da rede inclui itens como celulares, computadores, tablets, vídeo games, equipamentos para jogos, GPS, entre outros. Ao todo, são quase 1500 itens à disposição dos clientes em cada unidade.
Além de comercializar produtos de grandes marcas, a rede também oferece itens de fabricação própria, que abrangem computadores, tablets, pen drives, acessórios para games, entre outros. A linha de computadores, por exemplo, é dividida em quatro categorias: Pop, Infinity, Viper e Phanton, que atendem a todo tipo de público e necessidade. Em 2014, a Nexar começou a importar diversos itens, ampliando ainda mais sua gama de produtos, o que permitiu a prática de preços mais competitivos no mercado.
Crescimento do setor
Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de Comunicação, Informática e Eletrônicos foi o que mais cresceu em 2014, com faturamento 27% maior do que em 2013. Mas o segmento ainda é um dos que tem menor representatividade no faturamento total – com apenas 1,8%, ou seja, ainda existe muita possibilidade de crescimento. "O mercado de eletrônicos ainda está muito aquecido no Brasil. No ano que passou, o País chegou a 208 milhões de aparelhos mobile. Com isso, os serviços relacionados a acessórios, softwares e programação são investimentos com grandes chances de sucesso em franquias. A busca pela melhora na performance de dispositivos tecnológicos não se esgota", explica o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.
Oportunidade de negócio
A franquia é uma opção de investimento mais segura, do que empreender sem o know-how de uma marca já conhecida do público e do suporte da rede. De acordo com o levantamento da ABF, a mortalidade de empresas no sistema de franquias foi de 3,7% em 2014. O índice de mortalidade dos negócios tradicionais, segundo o SEBRAE, é de 24,9% em dois anos. Para os empreendedores interessados em abrir uma franquia da Nexar o investimento mínimo inicial é de R$ 520.000,00, já inclusos o capital de giro, taxa de franquia, estoque e instalações. O retorno do valor investido acontece entre 36 a 48 meses.