Subsidiar, em palavras mais claras, apresenta o sentido de contribuir com uma ajuda material ou financeira, de acordo com o dicionário: ajudar, auxiliar, financiar e custear. O governo e algumas entidades, por exemplo, adotam essa medida. A Gigatron Tecnologia, franquia voltada para o setor tecnológico, acaba de aderir também a esse conceito.
De acordo com o diretor executivo da Gigatron, Marcelo Salomão, o benefício acontece da seguinte forma: “Nós subsidiamos a taxa de franquia e a taxa de publicidade durante seis meses e o franqueado ingressa com a mão de obra e os custos operacionais da unidade. Nesse modelo ficamos com 40% da unidade no formato Sócio Conta Participação (SCP)”, falou completando ainda que em alguns casos, posteriormente a rede vende a parte dela para o franqueado.
Esse formato (Sócio Conta Participação) ao qual Marcelo se refere, é basicamente uma sociedade empresária que vincula internamente os sócios. Geralmente é composta por duas pessoas, mas pode ter um número maior de integrantes, e uma delas deve ser empresário ou sociedade empresária.
Dessa forma, o empreendimento é realizado por dois tipos de sócios; ostensivo e participativo. O primeiro é intitulado ao “empresário”, e fica responsável por realizar em seu nome os negócios jurídicos entre as burocracias relacionadas à empresa. Já o outro não tem qualquer responsabilidade jurídica.
Até o momento seis franqueados receberam o benefício. Para conquistar o mesmo, o candidato precisa atender a algumas características. “Precisa ser uma pessoa da área, com uma boa rede de contatos, com atuação, expertise e experiência comprovada, de forma que consiga chegar na rede e gerar alta produtividade”, disse o diretor.
Sempre atualizada no mundo corporativo, a rede oferece esse recurso para pessoas de grande potencial, mas que não tenham dinheiro total para investir no negócio.
Ao todo, a rede oferece sete modelos de franquias, quatro delas foram programadas para serem lançadas neste ano.
Segundo Marcelo, todos os modelos de negócio são voltados para a área de tecnologia e prestação de serviços. “São elas App Lovers- Softwares para dispositivos móveis; GigaEducação – Voltado para a formação profissional e o primeiro emprego; GigaNetWork – Ferramentas para geração de negócios baseado em reuniões; GigaSMS – Plataforma de disparos de SMS. Temos uma grande expectativa para 2015, com o lançamento de novos negócios, acredito que iremos ter um grande salto em número de unidades”, finalizou o diretor.