Início / Notícias / Eletrônico e Tecnologia / E-Franchise cresce no mercado de franquias

E-Franchise cresce no mercado de franquias

E-Franchise cresce no mercado de franquias
Sua Franquia Publicado em 23 de Setembro de 2014 às, 11h09. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

O ano de 2014 está sendo bastante positivo para o mercado de franquias. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no primeiro trimestre deste ano foram inauguradas cerca de 40 unidades por dia. Paralelamente, um dos segmentos que mais cresce é o online, por sua flexibilidade de tempo, baixo investimento inicial e aumento do número de brasileiros conectados à internet – hoje, já são mais de 105 milhões de internautas. 

"Diferente de outros setores, os interessados em investir numa e-franchise não precisam ter, necessariamente, conhecimento técnico para atuar na área. Porém, ter perfil empreendedor, gostar da área comercial e ser comunicativo é um diferencial e são características que auxiliam no sucesso da franquia", comenta Fábio Martinelli, diretor executivo do Zupy!.

O Portal, em operação desde 2000, lançou sua franquia Zupy! em 2013 e funciona como um guia empresarial online completo, que reúne, em um único espaço, empresas (lojas, restaurantes, comércios, prestadores de serviços, indústrias, opções de lazer), imóveis e veículos, com foco na cidade.

O sucesso do negócio é comprovado tanto pelos comerciantes da cidade - que expõem seus serviços e produtos no portal - quanto para os franqueados, pode gerar rápido retorno. "Em três meses de operação, já conseguimos quase dobrar nosso faturamento e, só nas duas últimas semanas fechamos 14 novos contratos", afirma Gustavo Albani, sócio-franqueado Zupy! de São José dos Campos.

São inúmeras as vantagens para quem opta por uma franquia online. "O franqueador é responsável por toda a inovação, desenvolvimento, hospedagem, backup e manutenção do portal, assim como pelo sistema de gestão empresarial, que controla toda a operação da franquia (vendas, atendimentos, financeiro)", ressalta Martinelli. Outros pontos positivos são que o modelo de negócio já foi aprovado e testado, aumentando a possibilidade de sucesso e lucro da franquia, e não sofre interferência das condições climáticas, pois só depende do acesso do usuário à internet. 

Além disso, o valor de investimento inicial é um dos fatores que mais chama a atenção dos candidatos. "A partir de R$85 mil, é possível adquirir uma unidade. Para o início da operação, oferecemos um cadastro inicial básico com empresas locais. Com esses dados em mãos, o franqueado pode começar a tocar o negócio imediatamente", afirma Martinelli.

Outro diferencial estratégico que o executivo aponta é que, por ser uma empresa de serviços online, o empreendedor não empatará dinheiro com estoque e alto capital de giro, podendo canalizar as respectivas verbas para outras ações, como treinamento de equipe, comercial e marketing. "Além disso, não é necessário ter um ponto comercial em locais estratégicos e, por este motivo caros. Solicitamos apenas a instalação de um escritório, em conjunto comercial, por exemplo, que acaba requerendo aluguel mais barato e em local à escolha do franqueado", finaliza o executivo.

Saiba mais: Franquia Zupy

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?