A 13ª edição do Teleton - maratona televisiva realizada pela AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), em parceria com o SBT - ganhou, em 2010, uma nova empresa parceira para ajudar a bater a meta de arrecadação - R$ 20 milhões - estipulada para este ano. A Microcamp (www.microcamp.com.br), rede de escolas de informática e idiomas, em parceria com o Projeto Meu Brasil, disponibilizará em todas as suas unidades os cofrinhos da Corrente do Bem, com a intenção de receber doação de seus alunos e colaboradores. O objetivo é arrecadar, no mínimo, R$ 60 mil e fazer a entrega do montante entre os dias 5 e 6 de novembro (datas que o programa será transmitido ao vivo em rede nacional).
Com esta participação, a Microcamp espera contribuir com o aumento de recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas nove unidades construídas com a colaboração da sociedade desde a primeira edição do Teleton, em 1998. “Pretendemos incentivar os alunos a divulgarem via redes sociais ou mesmo boca-a-boca a informação de que nossas unidades estão empenhadas nesta causa nobre, para assim conseguirmos entregar o cheque no dia do evento”, explica Bruno Nogueira Pinheiro, gerente de marketing da Microcamp.
A abertura do programa será comandada pelo apresentador Silvio Santos, contará com a participação da madrinha do projeto Hebe Camargo, e da cantora Claudia Leitte. Além deles, mais de 70 artistas se revezarão no palco a partir das 22h30 da sexta-feira 5, até o início da madrugada do dia 7. Victor e Léo, Daniel, Eliana, Ivete Sangalo, Bruno e Marrone, Wanessa, César Menotti e Fabiano, Banda Cine, Celso Portiolli e Grupo Revelação são alguns dos nomes confirmados.
Nos últimos anos, o Teleton conquistou um público cativo que contribui para a AACD alcançar suas metas financeiras, graças ao engajamento da sociedade e de empresas que aderem à causa. “As doações são recursos fundamentais para promover o crescimento da instituição e, dessa maneira, transformar a realidade de muitos pacientes atendidos pela instituição e oferecer tratamento, reabilitação e integração social para deficientes físicos no Brasil”, revela Eduardo de Almeida Carneiro, presidente voluntário da AACD.
Somente em 2009, a AACD realizou 1.347.777 atendimentos, dentre cirurgias, consultas e terapias. “Foram 5.760 atendimentos diários, 6.239 cirurgias e 56.250 aparelhos ortopédicos fabricados, que contribuíram para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, diz o presidente voluntário.
Projeto Meu Brasil
O projeto Meu Brasil (www.projetomeubrasil.com.br) é o resultado de parcerias com empresas e instituições que se uniram com o propósito de promover ações sociais, ambientais, profissionais e educacionais por todo o Brasil. Utilizando a educação como ferramenta principal, o projeto, hoje, oferece cursos gratuitos de capacitação profissional em diversas áreas, encaminhamento para o mercado de trabalho, vagas de emprego, palestras, carteira estudantil, participação em ações e campanhas sociais, ambientais e educacionais; e relacionamento com estudantes.
O Educa São Paulo, o Meus Amigos, o Meu Brasil Ambiental e o Meu Brasil, Meu Emprego são os programas implantados até hoje por esse projeto.
Serviço
Teleton: início a partir das 22h30min da sexta-feira, dia 5, e término no início da madrugada do dia 7.
Sobre a AACD
A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) completa 60 anos de atividades, como uma instituição privada, filantrópica, sem fins lucrativos que tem como missão "Promover a prevenção, habilitação e reabilitação de portadores de deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social". Realiza mais de 5.760 atendimentos por dia em suas 9 unidades distribuídas pelo Brasil. Unidades: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD Recife (PE), AACD Uberlândia (MG), AACD Porto Alegre (RS), AACD Nova Iguaçu (RJ), ARCD São José do Rio Preto (SP) e ARCD Joinville (SC), estas duas últimas como unidades filiadas. Atualmente estão em construção três novas unidades, uma em Poços de Caldas (MG) com os recursos do Teleton e duas na capital paulista (Zona Norte e Zona Sul), em parceria com Prefeitura e Governo do Estado de SP.