Notícias / Educação e Treinamento / Preciso ser educador ou ter experiência na área para abrir uma franquia escolar?

Preciso ser educador ou ter experiência na área para abrir uma franquia escolar?

Profissional da Rede Sphere International School responde essa dúvida e dá dicas para quem busca investir neste setor

Compartilhe:   

O setor de educação é um dos mais antigos com ofertas de franquias no Brasil. Segundo dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising, existem redes de escolas no mercado há mais de 50 anos. Inicialmente, elas ofereciam ensino livre e posteriormente, com a chegada do Grupo SEB, educação básica, seguindo tendências e graças a demanda por esse tipo de serviço. E mesmo assim, ainda são muitas as dúvidas por parte de investidores e empresários que buscam empreender neste segmento.

Talvez o principal ou maior mito sobre o assunto é de que para se ter a franquia de uma escola é preciso ter conhecimento vasto na área educacional, ter sido professor, pedagogo ou profissional que já tenha trabalhado em escolas.

Ana Paula Seixas, diretora da Rede Sphere International School , explica que isso é um pensamento comum entre as pessoas, mas que não é verdade. "Qualquer pessoa, de qualquer área profissional pode se tornar um incentivador da educação. Atualmente, as franquias oferecem suporte total para o franqueado, com assessoria completa que vai da implantação à operação da unidade, não exigindo experiência alguma. O importante é ter alguma afinidade com a área, vontade de aprender e acreditar que a educação é muito mais que um negócio, e sim um legado", explica.

E são vários os exemplos de empreendedores sem qualquer experiência em educação, que viram na área uma nova oportunidade de trabalho e investimento. Um desses casos é o do empresário Paulo Henrique Acedo, multifranqueado e proprietário de várias empresas, e que posteriormente partiu para outros negócios como alimentação, tecnologia, desenvolvimento de máquinas e dispositivos, eventos e construção.

Ao procurar escolas para o filho de um ano de idade, Acedo se encantou pelo modelo de ensino da Sphere International School e resolveu se tornar franqueador. Encontrou no negócio, rentabilidade, segurança e qualidade. A franquia adquirida pelo empreendedor na capital paulista está em processo de implantação.

Outra investidora que não tinha experiência na área de franquias de educação básica e quis empreender em uma escola internacional foi Eloá Gazola. Mesmo sem experiência em educação infantil, a rapidez e o cuidado prestados durante o processo de aquisição da franquia prestado pela Sphere foram decisivos para que ela tivesse certeza e segurança para apostar em um mercado totalmente novo.

Para quem está pensando em diversificar seus investimentos ou entrar para o segmento de franquias na área de educação, Ana Paula Seixas responde às principais dúvidas dos interessados que procuram a Rede Sphere International School:

1- Por que investir na franquia de uma escola internacional?

Dados da consultoria LEK mostram que o mercado de educação tem crescido em todo o mundo, mesmo durante crises econômicas. Isso se deve principalmente pelo aumento da classe média, não só lá fora, mas também no Brasil e pela busca por um ensino que priorize a língua inglesa e o ser global. Além disso, investir em educação internacional é priorizar uma aprendizagem holística, que enfatiza não apenas as hard skills, mas também as soft skills, tão necessárias e valorizadas no mundo atual.

Soma-se a isso a falta de escolas internacionais em cidades médias e em regiões longe dos grandes centros. Um exemplo disso, é a região Norte do nosso país, que até hoje ainda não possui nenhuma escola internacional apesar de ter núcleos socioeconômicos que demandam esse tipo de ensino.

 

2- Por que as franquias de educação estão tão em alta hoje em dia no Brasil?

Sem dúvida, fatores como a previsibilidade de receita recorrente, margem de lucro atrativa, baixa inadimplência e o tempo de permanência dos alunos mais alta em comparação com o ensino superior faz com que esse setor seja extremamente vantajoso e brilhe os olhos de quem busca uma franquia. Além disso, a educação é um negócio que cresce ano a ano, pois existe uma alta demanda e principalmente um propósito por parte desses investidores, de deixar um legado para as futuras gerações.

3- Quais as principais dificuldades e as vantagens para quem opta hoje em investir em educação?

Acredito que a maior dificuldade ainda é pela crença de se achar que é preciso ter experiência em negócios ou ter vivência na área educacional, o que não é verdade. São inúmeros os exemplos e relatos de pessoas sem contato algum com o setor e que se encantaram posteriormente.

A vantagem é que essas redes de franquias possuem equipes especializadas que prestam o suporte completo e necessário para os investidores em todas as etapas da implantação e operação de uma unidade. Desde pesquisas de mercado, negociação de ponto até a comunicação.

O que é preciso levar bastante em consideração quando for escolher a rede para se investir é se existem resultados comprovados, ou seja, escolas que já possuem o ciclo completo para que se comprove a qualidade do ensino, isso reflete muito no know-how que a rede tem a oferecer. Outra questão é a escolha pedagógica, existem diversas linhas a serem seguidas, e o investidor precisa estar alinhado com esses valores e ter visão de tendências educacionais.

 

Sobre a Sphere International School

É uma rede de escolas inovadoras, bilíngues e internacionais concebida a partir das referências da educação e cultura brasileira. Parte do Grupo SEB, um dos maiores grupos educacionais do país, a rede conta com a experiência de 15 anos da escola referência e a expansão pelo modelo de franquia iniciou em 2019.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?