Notícias / Educação e Treinamento / De professor a dono da sua própria unidade

De professor a dono da sua própria unidade

Se inspire na história do Fernando que com a parceria do pai uniu a paixão da sala de aula com a administração do seu negócio

Compartilhe:   

 

(Fernando José Moreira Mendonça e Fernando José Moreira Mendonça Filho - Negócio entre pai e filho. Foto: divulgação)

 

Muitas famílias brasileiras estão realizando o sonho de empreender. É o caso de Fernando José Moreira Mendonça Filho que com o apoio do pai Fernando José Moreira Mendonça, realizou o sonho de abrir a própria escola, com a aquisição de uma franquia da Minds Idiomas, em Brasília. Fernando Filho saiu, em 2017, de sua cidade natal, São Luís-MA, em busca de novas perspectivas para a vida pessoal e profissional. De acordo com uma pesquisa de empreendedorismo realizada pela MindMiners (Plataforma de Human Analytics) e encomendada pela PayPal mostrou que entre os empresários que têm sócios, 51% são familiares, o que reafirma a participação de pais e filhos unidos em sociedade.

 

Com as pré - operações em andamento, a nova unidade de Brasília, está em processo de adequação para a implementação da Minds Idiomas. A inauguração está prevista para a segunda quinzena de outubro. A expectativa do novo empreendedor é que a marca se torne  renomada na cidade e que a educação em idioma se expanda por Brasília. De acordo com uma pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), as redes de franquias continuam se expandindo, mesmo diante do cenário de pandemia, no primeiro trimestre de 2021, foram abertas 3,3% mais unidades – contra 2,3% no mesmo período do ano passado.

 

De acordo com o Mercado de Franquias, abrir uma franquia em locais populosos, como Shopping, rua de comércio, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre ou Brasília  gera um retorno pelo investimento que pode ir além de 1 milhão de reais. Com o apoio financeiro da família, Fernando Filho explica que a relação entre pai e filho nos negócios vai em busca de atingir os objetivos. “Estamos trabalhando com muito profissionalismo para que o negócio se expanda. Não vejo a hora de iniciar as matrículas”, comentou o novo empreendedor.

 

 

Concretizar um sonho se torna um fato marcante na vida de qualquer pessoa, especialmente, quando se trata de um plano com a participação dos pais que anseiam pelo melhor do filho. Para o pai de 56 anos de idade, Fernando José, este foi o momento de crescimento do filho Fernando. “Realizar o sonho do meu filho se tornou para nós o sonho da família, que juntos queremos transformar a escola Minds Idiomas em uma referência de idioma no Sudoeste”, ressaltou o pai.

 

Antes de se tornar um empreendedor, Fernando Filho, conhecia bem a organização da escola Minds Idiomas, pois foi coordenador pedagógico e, durante 4 anos, professor de inglês na Minds Idiomas Renascença, em São Luís - MA, e teve a oportunidade de lecionar também em Brasília.Sempre tive como exemplo a escola de idiomas. Ter trabalhado na Minds me fez querer ter minha própria escola para desenvolver o que eu aprendi na minha experiência profissional”, relatou Fernando.

 

Com mais de 72 unidades espalhadas pelo Brasil, a Minds Idiomas é referência em qualidade do ensino de idioma e disponibiliza mais de 15 mil vídeos de aulas na plataforma EAD. A ideia de investir na franquia surgiu do próprio Fernando Filho, que desde os 24 anos de idade, tinha esse desejo, e seguiu com o plano até realizar aos seus 26 anos. O pai de Fernando, que está ao lado do filho, desde o início do projeto, é o sócio do negócio e acredita que daqui a 5 anos a escola estará bem consolidada e em plena expansão.

 

 

Fase inicial empreendedora

No atual cenário de crise provocado pela Covid-19, os desafios apareceram, e tanto o filho Fernando, quanto o pai Fernando, tiveram um receio sobre se realmente era o momento ideal para dar início ao negócio. Mas, Fernando Filho não se abateu e teve a iniciativa de investir com o apoio de seu pai na franquia. E mesmo durante a pandemia, segundo dados da ABF, o interesse de jovens entre 18 e 24 anos por franquias cresceu cerca de 109,4%.

 

“Tivemos precaução antes de iniciar, pois no momento atual em que estamos, avaliamos se seria o momento correto de levantar capital e se acharíamos um ponto de locação ideal”, disse Fernando Filho.

 

De origem nordestina, Fernando Filho, nascido em São Luís - no Maranhão, que nunca recebeu mesada, cresceu seguindo os exemplos da família, sempre em busca de se desenvolver profissionalmente. Tendo como exemplo o seu pai, engenheiro que trabalha há 33 anos em uma empresa de distribuição de energia, empenhou-se em realizar um sonho: o de ser dono do próprio negócio.

 

O projeto que antes era uma dúvida, atualmente, é a certeza de um investimento que trará muitos resultados à família.

 

 

Inauguração da Escola Minds Idiomas 

Com previsão de abertura para a segunda quinzena de outubro, a inauguração contará com promoções e eventos durante o mês. A escola terá uma estrutura com tecnologias e salas equipadas para aulas híbridas e com internet. Além do curso de 18 meses, e de acordo com a demanda, a escola pensa em oferecer o curso Kids and Teens. O valor médio das parcelas é de R$350,00, a expectativa é de iniciarem com 120 alunos. Para ceder descontos, bolsas e prêmios, os franqueados estão fechando parcerias com empresas do comércio local.

 

Os sócios Fernando Filho e Fernando José, ao perceberem o sucesso da escola, pretendem expandir em cidades vizinhas. E mesmo, com o início de poucos funcionários na empresa, estão satisfeitos pela aquisição da franquia e deixam dicas aos que estão pensando em investir:

 

Fernando Filho, o empreendedor, explica que para abrir um negócio é preciso avaliar as oportunidades de mercado; procurar um negócio que você ame e acredite; ter sócios que acreditem na ideia; estar próximo de profissionais competentes e trabalhar duro todos os dias. “A grande vantagem é que a cada dia você aprende coisas novas e conhece gente nova. É motivante e desafiador todos os dias”, afirmou.

 

 

Já para o pai de Fernando, sócio de seu filho, é preciso avaliar o custo x benefício, o nicho de atuação, planejar o projeto e pesquisar a localização. “Ter o seu próprio negócio é poder andar conforme as suas próprias vontades. A melhor coisa é ter paixão pelo que se faz e pelo o que se investe”, concluiu pai de Fernando.

 

 

A nova unidade Minds Idiomas está localizada, em:

CLSW 301 BLOCO C LOJAS 82/88 SUBSOLO - EDIFÍCIO DAKOTA, Sudoeste - Brasília/DF.

 

 

Adquira a sua Minds e ganhe um incentivo de 20 Mil reais de Cashback! Seja um franqueado, clique aqui e saiba mais!

 

Informação para Imprensa:

Queissada Comunicação- Excelência em RP

Juliana Queissada (11) 99813 6291 – [email protected]

Laíse Marcondes (12) 99674 5960 - [email protected]

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?