Notícias / Educação e Treinamento / 8 características de um bom líder

8 características de um bom líder

Liderar é muito diferente de ditar regras e atribuições. Veja dicas de Elizabete Gonçalves, master coach e franqueada de ginástica cerebral SUPERA

Compartilhe:   

8 características de um bom líder: Liderar é muito diferente de ditar regras e atribuições. Veja dicas de Elizabete Gonçalves, master coach e franqueada de ginástica cerebral SUPERA


Quando você é colaborador de uma empresa, ter qualidades de liderança ajuda muito a conquistar melhores cargos, mas quando se trata da gestão de uma franquia de sucesso, estas características são primordiais. Para falar sobre o assunto, convidamos Elizabete Gonçalves, que é master coach e franqueada da unidade SUPERA em Diamantina (MG).

Neste ano, ela conquistou dois troféus na Premiação que o franqueador realiza anualmente nas categorias “Excelência em Gestão” e “Franquia do Ano – Desempenho”, um dos prêmios mais importantes

Para a obtenção de mais esta vitória em sua trajetória como franqueada, Elizabete precisou aprimorar as habilidades como líder.

Quando uma pessoa entra para uma rede de franquias, precisa estar ciente de que não vai obter sucesso se depender única e exclusivamente da liderança do franqueador. Em sua unidade, o franqueado tem a missão de orientar os seus colaboradores, pois o franqueador não vai exercer este papel por ele.

Por isso, com a consultoria de Elizabete, franqueada de sucesso da marca, o Franquia Educacional lista as oito características mais importantes para um bom líder:

 

1 -Capacidade em inspirar: Se você espera que a sua equipe trabalhe duro, precisa ser o primeiro a dar o exemplo. Não basta pedir para que os funcionários economizem energia e papel se você mesmo não segue estas orientações. Não há motivação maior para os colaboradores que ver o líder engajado na empresa onde eles em que eles estão ajudando a desenvolver. Mostrar comprometimento ganha o respeito dos subordinados.

 

2- Respeito e Flexibilidade: Um bom gestor precisa ser respeitado, e não temido. É preciso saber lidar com a autoridade persistindo em suas ideias e estratégias, sem minimizar as opiniões dos colaboradores e cedendo ao perceber contribuições positivas.

 

3- Conhecimento da equipe: É preciso saber reconhecer que todos os membros da equipe têm necessidades, habilidades e desafios que são singulares a cada um. Isso significa respeitar os limites pessoais e não invadir a privacidade dos funcionários. Cada um precisa ter o seu feedback, para a sua evolução, aperfeiçoamento e crescimento. É preciso ter em mente que cada um dos membros é uma peça na grande engrenagem que faz a empresa prosperar. Se uma delas falha, os resultados serão comprometidos. E o líder tem sua parcela de responsabilidade tanto nos erros, quanto nos acertos de todos.

 

4- Capacidade de planejamento e estratégias: Um líder visionário e focado planeja as suas ações, analisa e direciona as ações para obtenção de melhores resultados em menor espaço de tempo e com maior qualidade.

 

6- Motivação: Um bom líder deve ser resistente a frustração ou, ao menos, não deixar com que esta transpareça para a equipe de colaboradores para que estes não se sintam desmotivados e percam o foco. Energia é a palavra de ordem para o gestor de uma franquia de sucesso.

 

7- Ousadia: Para gerir uma equipe, é necessário acreditar que é possível sempre fazer mais e melhor. Líderes ousados inspiram a ambição de seus colaboradores e os ajudam a quebrar paradigmas e a pensar fora da caixa. Mas atenção: não leve isso tão a pé da letra a ponto de ser negligente.

 

8- Pró-atividade:  De que adianta um líder que delega, mas não mostra na prática a melhor maneira das ações serem realizadas? Este ponto está intimamente relacionado com o primeiro que citamos: a capacidade de inspirar. Não fique apenas esperando que a sua equipe trabalhe por você. Aja e você terá resultados muito melhores. Trabalho em equipe é tudo em uma franquia de sucesso.

 

  

CONHEÇA A FRANQUIA DE GINÁSTICA PARA O CÉREBRO - SUPERA 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?