Início / Notícias / Educação e Treinamento / Empreendedorismo: professora troca aulas de biologia para investir em rede de franquia de cursos de gastronomia

Empreendedorismo: professora troca aulas de biologia para investir em rede de franquia de cursos de gastronomia

Instituto Gourmet entrou para o mercado de franchising em 2017 e já conta com 23 unidades e espera chegar ao faturamento de R$ 5 milhões

Empreendedorismo: professora troca aulas de biologia para investir em rede de franquia de cursos de gastronomia
Sua Franquia Publicado em 17 de Janeiro de 2018 às, 10h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Em meados de 2010, a bióloga Lucilaine Lima resolveu trocar as aulas que dava para estudantes do ensino médio para investir em vendas de doces caseiros. E o objetivo principal era poder ficar mais perto de seu filho. Foi assim que surgiu a ideia de criar o Instituto Gourmet, na cidade de Serra, no Espirito Santo.

A alta qualidade de seus produtos atraiu a clientela que logo passou a questionar seus segredos culinários. Com o tempo, Lucilaine resolveu repassar as informações que tinha transformando suas receitas em um negócio de sucesso, dando início a empresa Instituto Gourmet.

“Em 2014 inauguramos a primeira unidade na nossa cidade, o que agradou em cheio aos alunos e gerou faturamento já nos primeiros meses”, conta a empresária. No ano seguinte, ela se uniu a dois sócios: Robson Fejoli, seu esposo e Glaucio Athayde, carioca e grande conhecedor do setor de franchising.

 

A rede de franquias

Atualmente o Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha dedicada à arte de cozinhar, e é indicada tanto para os interessados em ingressar profissionalmente na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país, quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby.

A rede oferece um ensino qualificado com técnicas da cozinha clássica e contemporânea, de forma atual e descontraída. Os alunos aprendem truques especiais para manipular ingredientes, utensílios, higienização, contando também com demonstrações teóricas e práticas.

Lucilaine afirma que a procura pelos cursos aumentou no ano passado devido à crise econômica, pois as pessoas começaram a procurar um novo tipo de profissionalização. “Nosso diferencial está justamente em formar profissionais na área de gastronomia, com baixo investimento e alta qualidade nos cursos, proporcionando flexibilidade de horários e certificado profissional”, finaliza.

Com aulas dinâmicas e práticas, o Instituto Gourmet oferece oito cursos: Confeiteiro Profissional, Doceiro Profissional, Chef Mix, Cozinheiro Profissional, Cake Designer, Food Trucker Profissional, Italian Chef e Chocolateiro Profissional.  Para cada curso finalizado, é fornecido um certificado.

No mercado de franquias desde 2017, a empresa já conta com 23 unidades e a a expectativa para este ano é de crescimento em 200%. O investimento inicial em uma nova unidade da marca é a partir de R$250 mil.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?