A despeito das condições ainda adversas enfrentadas pelas mulheres no mundo dos negócios, elas já são maioria na Rede de Franquias de Escola SUPERA. Executivas exemplares, Elizabete Gonçalves e Alessandra Trentino lideram este grupo e receberam no último fim de semana os Prêmios de Melhor Franquia do Ano, Excelência Comercial e Excelência em Gestão, durante a Convenção Anual SUPERA 2017.
“A Elisabete e a Alessandra se destacam em nossa rede já tem alguns anos. Elas fazem do SUPERA mais um case do empoderamento feminino no mercado. As mulheres começaram em alguns nichos, estão aumentando seu espaço e começando a dominar a área de negócios. Isto vem aumentando ao longo do tempo, rapidamente, e muito provavelmente elas vão dominar também grandes corporações, como já vemos na Pespsi”, declarou Antonio Carlos Guarini, presidente-fundador da Franquia de Escola.
De acordo com estudos do Sebrae e da Edeavor, divulgados recentemente, as mulheres ainda encaram o desafio de lidar com o sexismo, com a diferença no grau der escolaridade, entre outros fatores, mas não têm se deixado intimidar.
Tanto o Sebrae, as escolas de pós-graduação e o próprio mercado e franquias estão dando ferramentas para elas se desenvolverem. O mais importante disso tudo, entretanto, é que elas estão sabendo aproveitar estas oportunidades para desenvolver competências em todas as áreas, como administração, vendas, liderança, marketing, etc.
Segundo Elizabete, o segredo do sucesso é confiar em si mesmo. Quando ela decidiu abrir uma franquia, muita gente tentou dissuadi-la. Encarou o medo e seguiu em frente.
“É uma grande mudança de vida, não é? Mas se eu ficasse só pensando ‘será que vai dar certo?’ eu não teria o que eu tenho hoje. Tenho certeza que tomei a decisão certa”, diz Elizabete.
Alessandra Trentino está com duas unidades da franquia de escola SUPERA. Há vários anos, ela é premiada nas Convenções do SUPERA e virou o maior exemplo de sucesso da rede. Começou de baixo, enfrentou grandes dificuldades, mas conseguiu mudar de vida. Alessandra fez inúmeros cursos e se dedicou o quanto pode para alavancar seus resultados ano a ano.
“Já tenho metas definidas para alcançar cada vez mais espaço”, declara, entusiasmada com o seu crescimento junto ao SUPERA, que hoje tem 300 unidades espalhadas por todo o Brasil.