Conheça os benefícios da ginástica cerebral: Rede SUPERA de escolas dedicadas ao cérebro faz sucesso e conta com mais de 300 franquias em todo Brasil
Você gostaria de ter a memória mais aguçada, concentrar-se com mais facilidade nas atividades do cotidiano e ter mais criatividade para resolver problemas? Estes são apenas alguns dos benefícios da ginástica para o cérebro, prática que tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo.
A ginástica para o cérebro tem base na neurociência, mais especificamente no conceito de neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que nosso cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos recebidos.
Quanto maior é o número de conexões e redes entre os neurônios e quanto mais elas são ativadas, mais fortalecida fica nossa reserva cognitiva. Uma reserva cognitiva maior contribui, entre outras coisas, para a longevidade.
A ginástica cerebral oferece ao cérebro novidade, variedade e desafios crescentes que tiram o cérebro da zona de conforto, fortalecendo e ampliando as redes de conexões. Com isso, aumentamos nossa capacidade de aprender. Um cérebro que é constantemente estimulado mantém o interesse por novos conhecimentos.
Os benefícios da ginástica cerebral são inúmeros. Os exercícios estimulam o cérebro em três eixos. Um deles é o comportamental cognitivo, que estimula habilidades como as que citamos no início da matéria, como memória, concentração e criatividade, além da capacidade de interpretar, refletir e pensar de forma abstrata.
Quem garante melhor funcionamento dos neurônios, também garante mais eficiência nas tarefas que exigem agilidade nas respostas do cérebro e mais superação diante das dificuldades.
Outro deles é o socioemocional, em que o aluno desenvolve espírito colaborador, habilidade para estar aberto a novas ideias, lidar com desafios, comunicação, superação de conflitos e autoconfiança.
O terceiro é o ético, em que os exercícios para o cérebro ajudam ainda o indivíduo a “aprender a ser”, segundo Solange Jacob, Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA, rede de escolas dedicadas ao cérebro com mais de 300 franquias em todo Brasil.