Após a assinatura do acordo de cooperação do programa de acesso ao ensino técnico voltado ao menor aprendiz e emprego para a inserção de jovens no mercado de trabalho, assinado pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingo, em setembro de 2014, 9 milhões de empresas, ou seja, 97% dos empreendimentos nacionais já podem contratar com o programa Jovem Aprendiz.
Para o jovem com mais de 15 anos, essa é uma oportunidades de iniciar sua vida profissional, porém o empregador, muitas vezes, busca por um jovem aprendiz com um perfil mais completo. Pensando no desenvolvimento profissional desses jovens e de pessoas que buscam uma oportunidade de crescimento dentro da empresa que já atua, a Gigatron Franchising lançou seu novo modelo de franquia, o Giga Educação. “Essa é uma ferramenta de treinamento direcionada para o primeiro emprego ou para o profissional que trabalha no chão da fábrica e quer uma oportunidade para trabalhar na administração da empresa”, explicou Marcelo Salomão, diretor executivo da rede Gigatron que completou, “o Giga Educação foi criado para promover o conhecimento básico administrativo”.
A Gigatron Franchising é uma rede de franquias de serviços e tecnologia, por conta disso, está sempre presente em empresas treinando seus funcionários para utilizarem os produtos oferecidos pela rede, após o treinamento muitos empresários solicitam também treinamentos administrativos para os funcionários. “Como muitos empresários nos procuravam, começamos a amadurecer a ideia, formatamos então a franquia e estamos muito felizes com o resultado, já temos a primeira escola em fase final de formatação” contou Salomão.
Segundo Salomão, para o funcionamento do Giga Educação é necessário um local onde possa ser montada uma sala de aula onde o aluno recebe o material didático e recebe um treinamento uma vez por semana e executa atividades extra curricular em casa. “Cada um dos módulos tem duração de um mês, ou seja, duas horas na escola e duas horas em casa. Ainda é possível que o aluno acelere o curso e ao invés de concluir todos os módulos em seis meses, termine em um único mês, para isso é necessário ir ao local das aulas todos os dias, concluindo a carga horária de 96 horas”, explicou.
A ideia da franqueadora é que o Giga Educação seja uma operação simples e pequena, instalada em locais que já possuam operações do Giga Software (uma outra modalidade de franquia da Gigatron) ou locais que possuam uma estrutura física e desejem aumentar o leque de serviços oferecidos como escolas, sindicatos e associações comerciais. “Os cursos oferecidos vão de encontro com a necessidade dos empresários de qualificarem melhor os seus funcionários. Inicialmente teremos os cursos de gestão de estoque, comprador, gestão em finanças (pagamentos, recebimentos e cobranças), gestão de vendas (balconistas e operadores de caixa) e analista de informações gerais”, enfatizou o diretor da rede.
Os cursos acontecem em pequenas salas com no mínimo cinco alunos, para isso o franqueado deve possuir conhecimentos administrativos para ministrar o curso para seus alunos. “O Giga Educação tem uma metodologia própria baseada em um livro próprio desenvolvido pela franqueadora, a estrutura inicial são acomodações para os alunos (mesas e cadeiras) e um data show. O aluno também terá aulas em casa pela internet, por meio de atividades extra curriculares”, disse Marcelo.
A Gigatron Franchising é um dos exemplos de empresa que investe em treinamentos para seus funcionários, onde se acredita que um funcionário bem treinado e que vista a camisa da empresa rende muito mais frutos positivos. “Temos um trainee em vendas, começou na empresa trabalhando meio período aos 16 anos, hoje, depois de um ano e com vários treinamentos realizadas na empresa, ele já trabalha período integral e já é responsável por todas as publicações digitais da área de marketing”, detalhou Marcelo Salomão.
Raio X Giga Educação
Ramo de atuação: Educação
Começo do Franchising: 2015
Número de funcionários: 01
Taxa de Franquia: 6mil
Financiamento: BB (12 meses de carência + 48 parcelas) ou PagSeguro (18 parcelas)
Capital de instalação: a partir de R$ 3.000
Capital de Giro: a partir de R$ 1.200
Royalties: Não cobra
Propaganda WEB: 50% do salário mínimo
Taxa de serviço: 50% do salário mínimo por sala
Faturamento médio: Relativo
Retorno do investimento: 1 a 12 meses
Permite Home Office: Não
Dupla jornada de trabalho: Sim