Cibele de Freitas, diretora da Sigbol Fashion, assumiu a diretoria de ensino da empresa há aproximadamente 16 anos. Foi uma sucessão natural de família, porém, para a executiva, seria um grande desafio realizar a coordenação e o desenvolvimento da área de ensino da rede.
Assim como Cibele, o número de mulheres no Brasil com cargos de gestão e que querem ter a própria empresa cresce a cada ano. De acordo com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as mulheres já representam a metade (49%) do total de empreendedores de micro e pequenas empresas brasileiras.
Desde a década de 70, o método Sigbol de traçado de bases vem sendo considerado inovador e revolucionário. Criado a partir de uma simples ideia de uma estilista italiana, o "Siga as bolinhas e seu molde base estará pronto", o método deu origem à primeira unidade da escola no Brasil, em 1982.
A Sigbol Fashion hoje é uma empresa consolidada. Cresceu e ampliou sua área de atuação acompanhando o mercado da moda brasileira e passou a oferecer um extenso programa de cursos que privilegia o ingresso no mercado de trabalho. A escola de moda prepara as pessoas em várias etapas do processo, desde a criação e produção, até administração e venda. A rede atualmente trabalha com sistema de franquias e conta com 20 unidades em três estados do País.
Ao longo da trajetória de crescimento da empresa, Cibele aprendeu diversas lições de empreendedorismo e atualmente, aos 55 anos de idade, possui conhecimento de sobra sobre o assunto. “Minhas dicas para ser uma empreendedora de sucesso envolvem basicamente trabalho, trabalho e trabalho aliado à paixão. Quando você gosta do que faz as horas trabalhadas não doem! Outro fator determinante é formar uma boa equipe. Temos profissionais com mais de 20 anos de casa. Eu não faria nada sem a colaboração desta equipe integrada e dedicada”, ressalta a diretora da Sigbol Fashion.
Além da presença e participação cotidiana na empresa, Cibele considera como importantes componentes estar informada e atualizada sobre o mercado, conhecer profundamente o segmento de atuação e aceitar as novidades, ser flexível.
Outro ponto importante nessa questão é conseguir que os colaboradores trabalhem alinhados com o mesmo objetivo da empresa. “Sua equipe pode desanimar, mas você não. Motive-a cada dia, mostre os projetos e os integre a equipe. Ouça o que têm a dizer e sugerir, todos podem e devem colaborar. Escute, exija e, principalmente, dê o exemplo. Seus funcionários são seu reflexo.”, indica Cibele.
Dicas de quem entende do assunto
Confira algumas das lições de Cibele de Freitas, da Sigbol Fashion:
1- Ninguém faz nada sozinho. Portanto, para ter uma empresa de sucesso forme uma boa equipe, oriente-a, ensine-a e motive os bons profissionais a ficarem longos períodos em sua empresa;
2- Ame o que você faz, se atualize sobre o mercado que está inserido e sobre a concorrência, entenda cada um dos processos da empresa, projete aonde você quer chegar e seja obstinada, não tem como dar errado!
3- As mulheres estão ocupando cada vez mais cargos de comando. A principal indicação de Cibele, da Sigbol, é então: trabalhe, trabalhe e trabalhe no que gosta de fazer.