Com o investimento de apenas R$ 20 mil, o novo empreendedor procurado pela rede de franquias MacPoli adquire o direito de utilizar o nome da marca e seus diferenciais métodos e materiais didáticos de ensino, além de receber todo o treinamento e orientações necessárias para aplicação dos cursos e à captação de alunos. Trata-se do licenciamento, nova modalidade de negócio lançada recentemente pela rede com foco nos empresários que já atuam na área da educação.
Rafaella Giraldi, diretora da rede, comenta que o licenciamento surge como uma excelente oportunidade para proprietários de escolas que mantém períodos ociosos em um espaço significativo para a promoção de cursos. “É comum vermos instituições do ensino básico (os ensinos fundamental e médio), por exemplo, sem alunos nos períodos noturnos e aos sábados e estes são justamente os horários de maior procura pelos interessados em realizar um curso profissionalizante”, enfatiza Rafaella, acrescentando ainda que “a MacPoli tem tudo para preencher este espaço, aumentando o mix de produtos do estabelecimento e, consequentemente, promovendo o seu crescimento”.
Ana Cristina Mendonça, 50 anos, Gislaine Araújo Tanaka, 36, e Aniele Gonçalves Salomão, 25, foram as primeiras investidoras a experimentar a nova modalidade ofertada pela MacPoli e estão satisfeitas com a eficiência do negócio. “Além de oferecer conceituados cursos presenciais e todos reconhecidos pelo MEC, a MacPoli é uma empresa séria e nos traz retorno rápido”, afirma Ana Cristina. Há 15 anos as empresárias comandam uma escola de ensino infantil, fundamental e médio em Iturama/MG, mas buscavam algo a mais para alavancar os lucros e viram na MacPoli a possibilidade de somar valores à uma estrutura já existente. “Como as duas empresas são no mesmo setor, e temos uma experiência considerável, foi fácil administrar e dividir as funções, o objetivo agora é expandir cada vez mais”, acentua Gislaine.
Rafaella reforça que este novo modelo de negócio agrega bastante valor também à marca, uma vez que os investidores trazem conhecimentos em educação. “Como a pessoa já atua no segmento, ela traz um know-how que só tende a somar com os valores da MacPoli, impulsionando a sua competitividade e fortalecimento”, avalia.
Com 11 anos de atuação na área educacional, Diego Gouveia Sarmento Lins, 32 anos, e Sônia da Silveira, 54, colaboram com a visão de Rafaella. Os empresários dirigem quatro unidades de uma universidade em Minas Gerais e implantaram os cursos da MacPoli em duas delas: uma em Betim e outra em Ouro Preto. Visionária, a dupla foca nos serviços in company e firma parcerias com empresas e instituições capazes de formar turmas com um número significativo de alunos.
“Conhecemos a MacPoli na Feira do Empreendedor de Belo Horizonte, em abril deste ano, e tivemos a certeza de que os seus cursos seriam bem aceitos nas cidades de Betim e Ouro Preto (e já vemos isto acontecendo), especialmente os da área de tecnologia, tendo em vista à grande demanda e ausência de concorrência nestes municípios”, comenta Diego, afirmando ainda acreditar que “o sucesso deste negócio é algo incontestável”.
Rafaella também destaca que os cursos profissionais são um grande diferencial para quem pretende entrar ou permanecer no mercado de trabalho e, aliar uma capacitação aos estudos faz com que os alunos destas instituições que estão aderindo ao licenciamento saiam na frente da concorrência. “Além do reconhecimento do Ministério da Educação, todos os nossos cursos são voltados para a prática e, além disso, firmamos importantes parcerias com empresas onde aumentamos as chances dos alunos desempregados saírem dos cursos com uma vaga à sua espera, sendo este mais um importante diferencial da marca”, completa.
Nascida em Vinhedo, interior de São Paulo, a MacPoli atua no mercado educacional desde o ano de 2005. O reconhecimento da qualidade de seus produtos, sobretudo os cursos profissionalizantes, fizeram com que a marca se sobressaísse, motivando-a a adentrar ao segmento do franchising no ano de 2012. Atualmente, a rede soma 2 unidades próprias no estado de São Paulo e 14 unidades franqueadas dividas entre os estados do Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Sergipe e São Paulo. Com métodos próprios e ensino de excelência, a marca pretende se tornar referência em educação profissional em todo o Brasil.