A disputa por pontos comerciais em bairros com alto IDH alavanca as vendas de franquias de cursos profissionalizantes e desenvolvimento pessoal.
O mercado de franquias de educação, que cresceu 16,2% no ano passado no Brasil, está aquecido na cidade de São Paulo. Segundo a ABF, existem 1384 unidades de redes de cursos profissionalizantes e de desenvolvimento de pessoas na capital.
O segmento de treinamentos, que não inclui mais as escolas de idiomas, é o terceiro maior no ranking da ABF (Associação Brasileira do Franchising) e deve continuar crescendo, graças a uma combinação de fatores.
A necessidade de mão de obra especializada é um deles. Para atender à demanda do mercado, os jovens precisam fazer cursos rápidos que melhorem seu desempenho acadêmico e profissional.
Além disso, o aumento do poder aquisitivo das famílias permite que os jovens invistam mais tempo nos estudos. Os filhos estão desobrigados de trabalhar tão cedo e podem se dedicar a cursos que vão lhes garantir diferencial no futuro.
“Este cenário favorece a venda de franquias de cursos de desenvolvimento pessoal e profissional, sobretudo em São Paulo, onde o mercado de trabalho é extremamente competitivo”, afirma Victor Rocha, diretor de Expansão da franquia de cursos
SUPERA Ginástica para o Cérebro.
Segundo o executivo, a busca por franquias de cursos aumentou nos últimos meses em bairros bem estruturados, como Morumbi e Vila Mariana, que possuem alto índice de desenvolvimento humano (IDH).
A disputa por pontos comerciais em bairros como Casa Verde e Vila Sônia também é grande pelos mesmos motivos. Estes quatro bairros juntos possuem mais de 60 mil estudantes em busca de formação especializada. Ao menos metade da população destes bairros está nas Classes A e B.
Estas são condições ideais para empreendedores que já estão pensando no início do próximo ano letivo. Quem comprar a franquia agora em outubro, pode inaugurar sua escola em janeiro de 2014.
O
SUPERA está entre as dez maiores redes de franquias do segmento de Educação e Treinamento da ABF. O curso possui um método próprio de desenvolvimento cognitivo extremamente diferente dos demais, que trabalha com ábaco e jogos.
O curso
SUPERA desenvolve memorização, agilidade de raciocínio, visão estratégica, criatividade e relacionamento interpessoal.
O modelo de negócios é atraente. Em seis anos de mercado, a rede abriu 100 escolas em todo o Brasil e iniciou sua internacionalização em janeiro, com o
SUPERA Lisboa, em Portugal.