A rede de franquias de escolas de cursos profissionalizantes CEBRAC tem um plano de expansão ambicioso para 2012. Espera um crescimento de 50%. Mas, ao contrário de outras marcas que se esforçam para atrair novos investidores, a rede conta com um grupo de franqueados que apostam em novas unidades. E muitos deles começaram a trabalhar na rede como professores dos cursos oferecidos pelo CEBRAC.
É o caso, por exemplo, do analista de sistemas Sergio Pintor, 36, que começou sua história no CEBRAC como professor de informática e secretariado, em 1995, na escola que funciona na cidade de Ourinhos, no interior paulista. Depois de quatro anos apenas lecionando, ele resolveu que era o momento de ter sua própria escola, optando por abrir uma unidade da rede em Cascavel, no Paraná. Foi a primeira de muitas.
Hoje, com alguns sócios que ele foi adquirindo no caminho, Pintor comanda 20 unidades da rede distribuídas de norte a sul do país. Para esse ano, o empresário abrirá mais três novas escolas. “A primeira delas está prevista para João Pessoa. As outras serão inauguradas em Aracajú e em São Gonçalo”, conta o antigo professor.
Outra história parecida é a de Jefferson Willian Vendrametto, 36, que também entrou para o CEBRAC como professor do curso de contabilidade há 17 anos atrás. Três anos depois, com a esposa, abriu sua primeira escola da rede em Botucatu. Em 2002, já era dono de mais três novas unidades, nas cidades de Ribeirão Preto, Jaú e Araraquara. Em 2004, se associou ao franqueador da marca e hoje ocupa o cargo de diretor de planejamento da rede.
“Nesses casos, há uma segurança muito grande das duas partes. O dono da marca já sabe que o franqueado tem exatamente o perfil desejado para o seu negócio, e o franqueado também já conhece muito bem como a rede opera, que dará o retorno esperado se repetir o mesmo trabalho que já realiza com as unidades que já tem”, diz Vendrametto. De acordo com o franqueado-diretor, a rede tem atualmente mais de 30% dos franqueados com mais de uma unidade.
O investimento mínimo para abrir uma franquia da rede CEBRAC é de R$ 120 mil e o modelo de negócio é personalizado, levando em conta o capital disponível e as características da região de interesse. A marca ainda oferece todo o acompanhamento e o apoio necessários aos novos franqueados, da escolha do ponto onde a escola será instalada, ao treinamento dos gestores, seleção e capacitação da equipe de profissionais.
A rede conta hoje com mais de 105 unidades pelo país e oferece em suas escolas mais de 40 opções de cursos profissionalizantes em seis grandes áreas: administrativa, comercial, desenvolvimento pessoal, industrial, saúde e tecnológica. Eles duram entre 2 e 18 meses. Um dos benefícios para os alunos da rede é que as unidades oferecem também um programa de RH, que encaminha para o mercado de trabalho quem se forma nos cursos do CEBRAC.