A rede de franquias de escolas de cursos profissionalizantes CEBRAC vai realizar neste sábado, dia 28, a primeira etapa da “Feira Nacional do Empreendedorismo”, em cada uma de suas unidades (são mais de 105 distribuídas pelo país). A iniciativa envolve os alunos que frequentam o curso Assistente Administrativo Completo. “O principal objetivo da feira é fomentar a criatividade e o espírito empreendedor dos nossos alunos, fazendo com que eles coloquem em prática o que estão aprendendo com o nosso curso”, diz Wilson Roberto Giustino, presidente da rede. Ele espera reunir, aproximadamente, 30 mil alunos entre expositores e visitantes, entre todas as feiras locais que serão realizadas.
Os alunos terão que gerir uma empresa (ficitícia), entre cinco opções dadas pela rede de escolas:
agência de turismo para a terceira idade, loja virtual de presente de casamento, lanchonete de sanduíches rápidos e saudáveis, loja de lâmpadas ecológicas, ou empresa de mini-hortas para apartamentos e ambientes pequenos. “O trabalho também pode ser realizado em grupo de até oito alunos”, explica Giustino. “Assim, promovemos maior interação entre os alunos, estimulando entre os participantes o relacionamento interpessoal e espírito empreendedor”, completa o presidente do CEBRAC.
Neste dia das feiras locais (28/7), os trabalhos serão apresentados para um público variado. Serão chamados para conhecer as empresas funcionários das escolas da rede, familiares dos expositores, comerciantes e empresários da região. Cada escola vai escolher um espaço para realizar sua feira e cada um dos trabalhos será apresentado em um estande criado pelos próprios alunos, dentro desse espaço. “Serão avaliados, entre outros pontos, a apresentação e organização do estande, a qualidade do produto ou do serviço oferecido, o material de divulgação das empresas e a postura dos alunos-empreendedores”, conta Giustino.
Ao final das feiras locais, os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por gestores da unidade, colaboradores e empresários. “Acreditamos que pelas propostas que já foram apresentadas no momento das inscrições, o júri terá um trabalho difícil para eleger os melhores. No geral, todas as ideias que surgiram se mostraram realmente interessantes”, afirma Giustino. Depois, no mês de outubro, os trabalhos vencedores de cada escola vão participar da etapa final, em feira que será realizada em Londrina, onde funciona a sede da rede CEBRAC.