Consolidada nas grandes metrópoles e presente em 98% dos estados brasileiros, o Instituto Embelleze – maior centro de formação profissional da área de beleza da América Latina, enxerga nas pequenas cidades do interior novas oportunidades de negócios e, consequentemente, geração de novos postos de trabalho.
A rede de franquias que forma cerca de 200 mil profissionais da área de beleza ao ano, em suas 262 unidades distribuídas pelo país, tem agora o foco voltado para cidades com até 100 mil habitantes, onde também há grande demanda por serviços, mas carência de profissionais qualificados.
“Inicialmente, nosso projeto de expansão foi pensado e estruturado para atender aos grandes municípios. Posteriormente, constatamos que a procura por serviços de beleza cresce na mesma proporção nas cidades menores. Formatamos o projeto, e o resultado é que agora os alunos não precisam mais se deslocar até os grandes centros para ter uma formação. Democratizamos o ensino e criamos novos empreendedores, que são os responsáveis pela movimentação da economia nas cidades em que atuam”, diz Paulo Tanoue, principal executivo do Instituto Embelleze.
De acordo com Tanoue, essa modalidade é a principal aposta da rede para a
ABF Franchising Expo 2012, que ocorrerá entre 13 e 16 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. “Queremos mostrar que, com esse cenário favorável, o investimento em uma franquia da rede é uma excelente opção para quem deseja ingressar no segmento”, diz o executivo.
Opção viável de franquia
O projeto para instalação de uma franquia em municípios menores prevê baixo investimento para que o negócio se torne viável e gere uma expectativa de retorno entre 18 e 24 meses. O valor a ser investido em uma unidade do Instituto Embelleze gira em torno de R$ 120.000,00, já inclusa a taxa de franquia, que representa 25% do total do negócio. Esse valor é cerca de 50% menor do que o montante a ser investido nos grandes centros.
O novo formato de negócios tem força para ocupar um lugar de destaque nessas cidades, chegando a receber como alunos cerca de 2% da população. Outro ponto favorável é que a divulgação na mídia nessas cidades tem um custo mais baixo e, em pouco tempo, a visibilidade do projeto se expande. Os cursos oferecidos na grade do Instituto Embelleze atendem ao público que busca aprender uma nova profissão ou atualizar-se em pouco tempo. São eles: Cabeleireiro Profissional, Manicure e Pedicure, Depilação, Maquiagem, entre outros, nos quais são ensinadas técnicas de negociação e como desenvolver o empreendedorismo. E os estudantes tendem a investir no próprio negócio assim que o diploma chega às mãos.