Início / Notícias / Educação e Treinamento / Novas franquias fogem do tradicional e vendem para outras empresas e setor público

Novas franquias fogem do tradicional e vendem para outras empresas e setor público

Novas franquias fogem do tradicional e vendem para outras empresas e setor público
Sua Franquia Publicado em 20 de Abril de 2012 às, 12h41. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

No imaginário das pessoas, a palavra franquia remete a varejo. E, de fato, a maior parte delas atua neste formato. Porém, é cada vez maior o número de redes que atuam em outras áreas, como serviços, e que não têm seu foco apenas no consumidor final. E, com a expansão do segmento de franquias, surgem novos formatos e, com isso, novos públicos passam a entrar no foco das redes.

Com novos produtos e serviços ofertados através do sistema de franchising, as empresas passaram a adquirir know-how para trabalhar no segmento B2B e também com o setor público. Porém, para cada negócio, há uma série de cuidados e procedimentos que devem ser levados em conta.

Os empresários Ricardo Althoff e Gabriel Costa, donos do site Seu Professor, que oferece reforço escolar virtual para estudantes do ensino fundamental e médio, notaram, no momento de expandir seu negócio através de franquias, que haveria três públicos consumidores distintos para seu produto. A rede trabalha através do convênio com escolas públicas, com instituições de ensino particulares e também pelo varejo.

“Percebemos, ao formatar nossa franquia, que teríamos três negócios em um, e cada um tem uma particularidade e um cuidado. No varejo, há a necessidade de conhecer cada consumidor e entender sua necessidade; já com a iniciativa privada, é importante elencar as vantagens em agregar um novo serviço, e com o setor público, entender o processo de licitações é decisivo para o sucesso”, explica Althoff.

Se os cuidados e a abordagem de potenciais consumidores são diferentes, a proatividade é uma característica comum e necessária para o sucesso, independente do público-alvo: “o cliente não bate na porta da rede. Por isso o franqueado precisa buscar alternativas para oferecer seu serviço. Porém, as possibilidades de retorno são muito maiores”, afirma o executivo, que finaliza.

Sobre a franquia Seu Professor
O portal Seu Professor oferece serviços de suporte ao aluno e reforço escolar online para alunos do ensino fundamental e médio e para quem deseja estudar para concursos públicos ou, então, para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre os serviços disponíveis para os alunos cadastrados estão o tira-dúvidas, vídeo-aulas, biblioteca virtual, apostilas do ENEM e ENCCEJA para download e um dicionário virtual. A franquia é capitaneada pelos empresários Ricardo Althoff e Gabriel Costa, que possuem mais de 14 anos de experiência no segmento de educação. Em seis meses adotando este modelo de gestão, a empresa já possui nove franqueados em todo o país e mais de 30 mil usuários. www.seuprofessor.com.br

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?