A Resolve Franchising, responsável pela rede de franquias Doutor Resolve, criou o Instituto da Construção, escola que funciona em sistema de franquias. A unidade piloto já está em operação desde dezembro em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. "Já temos mais de 500 matriculados em apenas dois meses e meio, um resultado excelente para o período que antecede o Carnaval", disse David Pinto, presidente da Doutor Resolve. Novas unidades serão abertas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul.
O instituto oferece cursos de eletricista, instalador de drywall, instalador hidráulico, pedreiro, azulejista e pintor. As mensalidades variam entre R$ 99 e R$ 250. As grades são modulares e flexíveis, com alternativas de frequência no período da noite e aos sábados. O curso é voltado para trabalhadores das classes C, D e E e traz, além das aulas específicas, conteúdos comuns como primeiros socorros, meio ambiente, segurança do trabalho e organização financeira. O material didático é fornecido pela empresa.
Segundo o instituto, há uma seleção para a escolha dos empreendedores aptos a abrir uma franquia, mas não há necessidade de que o investidor esteja diretamente ligado ao setor da construção. O plano de negócios pode ser adquirido no site do instituto.