Início / Notícias / Educação e Treinamento / Com pontos comerciais escassos, franquias home-based crescem no país

Com pontos comerciais escassos, franquias home-based crescem no país

Com pontos comerciais escassos, franquias home-based crescem no país
Sua Franquia Publicado em 23 de Março de 2012 às, 10h32. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

O setor de franquias apresentou dados positivos no ano de 2011, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com a entidade, o faturamento do segmento cresceu 16,9% em 2011 e obteve um crescimento de 9,5% em número de redes. Porém, entre os fatores que não permitiram um cenário ainda mais positivo para o mercado é a dificuldade para conseguir pontos comerciais, devido ao alto valor dos imóveis.

Por isso, a associação aponta que as franquias home-based serão uma tendência nos próximos anos, já que não há a necessidade de um local físico de instalação. A rede de franquias Seu Professor, que oferece reforço escolar virtual para estudantes do Ensino Fundamental e Médio percebeu esta dificuldade em conseguir pontos comerciais no início de seu projeto de expansão.

Em função de ter um negócio que funciona pela internet, os franqueadores optaram por formatar a rede de modo que seus franqueados atuem sem a necessidade de um ponto de venda. “Por oferecermos serviços e pelo perfil de nosso público-alvo, notamos que seria melhor não utilizar pontos de venda”, afirma Ricardo Althoff, diretor de expansão da rede.

Esta opção tem sido determinante para os interessados em adquirir uma franquia: “Temos uma procura muito grande de pessoas interessadas em adquirir uma unidade. Muitas delas afirmam que a possibilidade de poder conduzir a operação sem um ponto de venda fixo foi determinante para a escolha da franquia”, revela o diretor.

Outra tendência, com a expansão da classe média, é a opção por microfranquias – que possuem investimentos iniciais de até R$ 50 mil. Este segmento deve crescer 20% em 2012, de acordo com a ABF. O investimento inicial para ter uma unidade Seu Professor é de R$ 15 mil, divididos entre taxa de franquia e capital de giro. Unir estas tendências foi um diferencial para a franquia, que já conta com nove unidades no país em oito meses de atuação.
 
“São duas tendências interessantes, pois os pontos comerciais estão cada vez mais escassos nas grandes cidades e há uma demanda crescente de empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. As franquias que conseguirem superar estas questões terão destaque, pois são os dois principais gargalos que ainda travam o setor”, avalia Althoff.

Sobre o site Seu Professor
O portal Seu Professor oferece serviços de suporte ao aluno e reforço escolar online para alunos do ensino fundamental e médio e para quem deseja estudar para concursos públicos ou, então, para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre os serviços disponíveis para os alunos cadastrados estão o tira-dúvidas, vídeo-aulas, biblioteca virtual, apostilas do ENEM e ENCCEJA para download e um dicionário virtual. A franquia é capitaneada pelos empresários Ricardo Althoff e Gabriel Costa, que possuem mais de 14 anos de experiência no segmento de educação. Em seis meses adotando este modelo de gestão, a empresa já possui nove franqueados em todo o país e mais de 30 mil usuários.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?