Início / Notícias / Educação e Treinamento / Mercado de beleza vive boom no Brasil

Mercado de beleza vive boom no Brasil

Setor quintuplica faturamento em 13 anos.

Mercado de beleza vive boom no Brasil
Sua Franquia Publicado em 28 de Abril de 2010 às, 13h08. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

O mercado de beleza brasileiro, o terceiro do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Japão, quintuplicou seu faturamento entre 1996 e 2009, segundo dados divulgados no início da semana pela Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

O desenvolvimento da indústria, a participação crescente da mulher no mercado de trabalho e a utilização de tecnologia de ponta, com o consequente aumento da produtividade, fizeram o mercado de beleza aumentar em cinco vezes, alcançando, em 2009, o faturamento de R$ 24,9 bilhões.

Sob o aspecto de emprego, o setor também apresentou resultados importantes. As oportunidades de trabalho criadas pelos salões de beleza, por exemplo, aumentaram 143% em 15 anos (de 1994 a 2009).

O mercado exuberante também alavanca outras áreas relacionadas. Para a conquista dos melhores empregos no segmento de beleza, a profissionalização é cada vez mais necessária, tornando o setor de qualificação profissional outra excelente opção de negócio.

Esse é o caso do Instituto Embelleze, maior rede de cursos profissionalizantes da área de beleza do país, que forma cabeleireiros profissionais, manicures, depiladores, maquiadores, entre outros. Mesmo com 250 escolas espalhadas por diversos Estados, e um faturamento anual de R$ 120 milhões, a rede de franquias espera crescer mais 24% até dezembro deste ano, inaugurando 60 novas unidades. A expectativa é resultado do bom momento do mercado de beleza no país.

“O mercado de beleza continua dando sinais da sua força no país e crescerá ainda mais se houver investimento também na educação. Essa é uma área em que não existe desemprego, absorve muita mão de obra, mas exige pessoas habilitadas”, explica Paulo Tanoue, principal executivo do Instituto Embelleze.

Atualmente, cerca de 20% dos franqueados do Instituto Embelleze possuem mais de uma escola.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?