Influenciados pelo aumento da demanda por cursos técnicos no segmento de óleo e gás, os sócios Samuel Pinheiro e Nilton Filho transformaram em julho deste ano a Petrocenter, escola de capacitação técnica, em franquia. Em um mês, foram abertas quatro unidades no Rio de Janeiro e a meta é chegar a dez escolas no estado até o final do ano.
“Temos consciência que esse modelo não traz o mesmo retorno financeiro, mas possibilita a expansão acelerada. Se não fosse assim, demoraríamos pelo menos um semestre para abrir as mesmas quatro unidades”, diz Samuel Pinheiro, diretor da Petrocenter.
Essa nova estrutura de negócios começou a ser desenvolvida no início de 2010 pelos sócios, que traçaram uma meta de expansão para este ano e para o próximo. “Em 2011, vamos ter dez unidades no estado de São Paulo; além da capital, as cidades de Caraguatatuba e Santos também estão incluídas do projeto”, diz Pinheiro, acrescentando que essas licenças já foram vendidas.
O custo de uma franquia da Petrocenter pode variar de R$ 70 mil a R$ 160 mil, mas
segundo Pinheiro, apesar da capacidade de investimento ser fundamental, não é o que
determina que uma pessoa possa adquirir a licença da marca. “Para nós, o principal é
que nosso franqueado tenha o perfil empreendedor, goste de desafios e persiga grandes resultados”, afirma.
O Espírito Santo, onde as negociações estão mais atrasadas, também faz parte das ambições da empresa. Um acordo para a abertura de franquias no estado deve acontecer em 2011, acredita Pinheiro. A longo prazo, a ideia é chegar ao Norte e ao Nordeste.
Em 2011, rede vai abrir dez unidades no estado de São Paulo; na capital e nas cidades de Santos e Caraguatatuba.