A Rede de Escolas Supera – Ginástica para o cérebro, estará representada na XV Reunião de Iniciação Científica pelo Diretor-Presidente, Antônio Carlos Guarini Perpétuo, e pela Coordenadora Pedagógica Nacional, Neide Pereira Cardoso.
Os convidados ministrarão duas oficinas com o tema “Supera - Elemento de transformação: mentes ágeis, focadas, lógicas e criativas”. Na primeira, os participantes vão conhecer a história do Supera, a primeira escola de curso livre da América Latina com a proposta de desenvolver o cérebro, e a trajetória de sucesso que marca os 3 anos e nove meses de atividades: do surgimento da Matriz, em São José dos Campos, até a formação da Rede atual com 29 unidades franqueadas em 14 estados e no Distrito Federal. Na segunda oficina, o público poderá conhecer as ferramentas pedagógicas, colocando em prática a metodologia através do ábaco (instrumento de cálculo milenar utilizado pelos países orientais), jogos e exercícios de raciocínio lógico.
Serão duas horas de atividades e esclarecimentos sobre as vantagens da ginástica especialmente focada na mente, como o aumento da criatividade, autoestima, concentração, raciocínio lógico, capacidade em resolver problemas, disciplina e coordenação motora. A prevenção de doenças como Parkinson e Mal de Alzheimer também está entre os benefícios para quem exercita o cérebro.
Outras 10 oficinas serão oferecidas com profissionais de diferentes áreas, além de palestras e apresentações de trabalhos.
O evento, promovido pela Faculdade de Engenharia, é voltado para convidados, professores e alunos das ciências exatas, humanas, agrárias e da vida.
A XV Reunião de Iniciação Científica acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro no prédio central da UNESP, Campus de Ilha Solteira.