Jovens com até 25 anos à frente do próprio negócio já representam 16,10% de todos os franqueados brasileiros e índice de crescimento de jovens que desejam ter uma franquia sobe para 50,55%
Já são mais de 12 mil os jovens com até 25 anos que são proprietários de uma franquia. Eles já representam 16,10% de todo o universo de franqueados brasileiros - um crescimento de 17% em relação ao ano passado. Em relação ao número de jovens interessados em abrir uma franquia em 2009, o crescimento é ainda maior - 50,55% em relação ao ano passado..
Entre os principais motivos que levaram esses jovens a comprar uma franquia antes mesmo de ganhar experiência profissional e formar uma carreira de sucesso, segundo a pesquisa, estão: a busca pela liberdade de ser o próprio patrão e a ânsia de alcançar o sucesso mais rapidamente.
A disponibilidade de capital também aumentou entre os jovens. A pesquisa mostrou que 43% dos jovens candidatos a uma franquia possuem até R$ 80 mil para investir no próprio negócio. Isso porque cada vez mais instituições financeiras têm acreditado no potencial do jovem, como a Caixa Econômica Federal.
A busca pelo jovem franqueado também tem aumentado entre os donos de franquias. É o caso da Minds Idiomas, rede de franquias de escolas de inglês, que após 2 anos de existência no mercado já possui 18 franqueados - todos jovens - operando o próprio negócio. "Depois da experiência com o alto desempenho do jovem, decidimos: só vamos selecionar jovens como franqueados em nossa rede", explica Leiza Oliveira, fundadora da Minds. "Eles têm uma garra fora do comum e não medem esforços para ultrapassar metas e desafios. Além disso, são ótimos gerenciadores de pessoas e sabem lidar, tanto com os funcionários - na maioria jovens também - quanto com os próprios alunos, incentivando-os a terem determinação para o aprendizado de um novo idioma", enfatiza Leiza, que conta, ainda, que as convenções de franqueados são extremamente motivadoras. "E sempre acabam em balada que dura a noite toda", completa.