A rede de idiomas PBF – Pink and Blue Freedom manteve em 2008 o ritmo de crescimento que o setor vem apresentando nos últimos anos. Nas unidades da capital e Grande São Paulo, o crescimento foi de 18% em faturamento, enquanto no restante do Brasil foi de 12% em relação ao ano passado. Para 2009, a perspectiva da rede é manter as taxas de crescimento, com base na grande demanda por idiomas devido ao fenômeno da globalização. No total, são mais de 20 mil alunos em mais de 100 unidades espalhadas por 21 estados brasileiros, além de escolas conveniadas na Argentina, que utilizam o método PBF para crianças, jovens e adultos.
Criada em 1965 e pioneira no ensino de inglês para crianças, a rede PBF – Pink and Blue Freedom experimentou um reposicionamento de seus negócios em 1982, quando decidiu expandir o ensino de idiomas para jovens e adultos. Atualmente, na capital e Grande São Paulo, a rede possui 30% de adultos, 40% de jovens e 30% de crianças estudando inglês e espanhol.
Apostando no inglês como idioma global e no espanhol como a segunda língua mais falada no mundo dos negócios, a rede possui uma metodologia que se baseia em eventos cotidianos, respeitando as diferenças de aprendizado de cada aluno. Os grupos se dividem em turmas regulares e sistemas individualizados, além de aulas particulares.
Os grupos regulares, que contam com no mínimo 5 e no máximo 15 alunos, são formados por alunos do mesmo nível de aprendizado, com um cronograma de aulas pré-estabelecido no início de cada estágio. Já o sistema individualizado conta com jovens e adultos de diferentes níveis de aprendizagem, com turmas de no máximo 8 alunos. Para essa modalidade, a PBF desenvolveu o ILSYS (Individual Learning System) para o curso de inglês e o SAPRI (Sistema de Aprendizaje Individual) para o curso de espanhol. As aulas particulares são individuais, com conteúdo adequado às necessidades de cada aluno.
Por idades
Para o ensino regular do inglês, a rede conta com quatro séries distintas, divididas por idades. A série Kids é ideal para crianças de 4 a 9 anos. Baseia-se em atividades diversificadas de recorte, colagem, pintura, música, jogos e muita conversação, para estimular a criança a entender e a se comunicar em inglês desde as primeiras aulas. A série Junior abrange alunos vindos da série Kids e iniciantes de 10 e 11 anos. Já a série Plus foi criada para alunos vindos da série Junior e iniciantes entre 12 e 14 anos. A série Intensive, por sua vez, é voltada para alunos a partir de 15 anos.
No ensino do espanhol, idioma oferecido pela rede desde 1997, as aulas são direcionadas a adultos e jovens a partir de 14 anos, por meio da série ¡Por Supuesto!, que apresenta estruturas essenciais para uma boa comunicação, amplo vocabulário, conversação, curiosidades da língua e informações culturais, além de entretenimento.
A partir de 1983, a rede passou a produzir materiais didáticos próprios e exclusivos, totalizando hoje 30 livros com materiais de apoio, tais como apostilas, CDs de áudio, CD-ROMs e DVDs.
Desde a infância
A PBF foi a primeira rede de idiomas no Brasil a desenvolver e implantar o ensino de inglês para crianças a partir de 4 anos, época da maior capacidade de assimilação e grande flexibilidade muscular para a pronúncia. Além dos fatores orgânicos já comprovados por pesquisas na área de neurologia, a criança adquire um novo idioma com mais facilidade porque é desinibida, não tem autocrítica e, portanto, está livre das barreiras psicológicas que dificultam o processo de aprendizado nos adultos.
O bom atendimento e a excelência na prestação de serviços fidelizaram os alunos com o passar dos anos. Hoje são jovens e adultos, que continuam estudando na PBF. “Ao olharmos para trás, nos deparamos com uma tradição de 43 anos de história da rede, que vem acompanhando todas as mais recentes mudanças do mercado. Com esta bagagem, nossa expectativa é de um futuro de novas conquistas e de cada vez mais gerações passando por nossas salas de aula”, celebra Valter Bresolin P. de Moraes, diretor geral da rede.