Com o apoio do Governo do Estado da Bahia, empresas passam a instalar seus parques fabris nos mais de 417 municípios espalhados pelo Estado. Como exemplo, a Ford, montadora do setor automobilístico com 75 anos de mercado, que acabou consolidando este como o principal ramo econômico no Estado, representando 35% da economia local. A Azaléia, maior grupo calçadista do Brasil, já atua em mais de 11 municípios baianos e seus investimentos na implantação das fábricas no Estado são superiores a R$ 80 milhões. Juntas, as duas empresas totalizam mais de nove mil oportunidades de empregos diretos para a população.
Informação do Sebrae-BA dá conta de que empresários baianos desenvolvem projetos para criar a primeira ‘Sociedade de Garantia de Crédito’ do Estado. A instituição, de caráter privado, terá como finalidade complementar as garantias exigidas de seus associados nas operações de crédito contratadas com instituições financeiras. Dessa forma, a instituição chega para incentivar a abertura de micro e pequenas empresas na região, que hoje já somam mais de 338 só no setor de serviços.
Visando o potencial do Estado, a BIT Company, escola de informática e qualificação profissional com 15 anos de atuação e mais de 15 milhões de alunos formados, inaugurou em outubro sua unidade no município de Nazaré, interior do Estado, com a capacidade para atender mais de 700 alunos.
No último semestre a rede de franquias estabeleceu definitivamente seu lugar no topo do mercado após ser reconhecida pela segunda vez como “Melhor Franquia do Brasil 2008” em sua categoria, pela Revista PEGN. Com mais de 60 opções de cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), a BIT Company chega à Bahia com o intuito de qualificar profissionais para atender as diversas necessidades das empresas instaladas no Estado, certificando profissionais para manutenção de computadores e periféricos, tratamento de imagens e criação de sites, entre outros.
Para Rosalvo de Jesus Leite, diretor da unidade, uma das características da região é que há muitas vagas de trabalho, porém, não há profissionais qualificados. “Nossa unidade surge como uma alternativa para o cliente. Apenas na primeira semana da inauguração recebemos mais de 1000 cadastros de alunos interessados nos cursos de qualificação profissional”, afirma o franqueado que inaugurou sua unidade em um evento fechado, com empresários, comerciantes e diretores de escolas da região.
A unidade Nazaré conta com aproximadamente 450 m2 compreendendo três laboratórios, sala teórica, sala vip, cantina e espaço para convivência dos alunos. Os cursos ministrados por professores treinados e qualificados são: Office Professional, Montagem e Manutenção de Micros e Redes e Web Design.
Veja mais detalhes da rede
clicando aqui!